Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

domingo, 26 de outubro de 2014

Saúde e os seus porquês

Os seus porquês - Tire suas dúvidas com os melhores especialistas

Por que aparece sapinho até na língua?

O "sapinho", nome dado à monilíase oral, é uma infecção que acontece quando a boca entra em contato com alguma superfície contaminada com o fungo Candida albicans. Manifesta-se geralmente entre a gengiva e a bochecha, mas é normal que inclua a língua, principalmente em pessoas que não costumam manter uma higiene bucal constante, o que facilita a contaminação. As crianças pequenas são as que mais contraem "sapinho" em virtude da fase oral - aquela em que colocam objetos na boca - e por levarem as mãos à boca sem lavá-las. Em alguns casos, quando a infecção está muito desenvolvida, pode ser necessário o uso de medicamentos, mas, em geral, apenas a higiene correta dá conta de resolver o problema.
Quem responde: Josineide Ramos, pediatra do Hospital Adventista Silvestre.

Por que os cabelos ficam mais oleosos no inverno?

Durante o inverno, há uma aceleração do ciclo de crescimento do cabelo, que pode ficar um pouco mais rápido entre as fases de crescimento dos fios, que são três no total. É essa rapidez que aumenta a oleosidade e causa a descamação. Neste período também aparecem as caspas, pois elas estão ligadas diretamente à oleosidade capilar. Outro fator que pode provocar a oleosidade do cabelo no inverno é o aumento da administração de banhos quentes, já que a temperatura da água influi no aumento da oleosidade capilar. Por isso dê preferência a banhos mornos e frios.
Quem responde: Daniela Nunes, dermatologista e diretora médica da Slim Clinique.

Por que tomar chá alivia a queimação no estômago?

As queimações no estômago ocorrem, na maioria das vezes, após uma refeição muito abundante e repleta de alimentos ácidos, como aqueles ricos em proteína, gordura, temperos e frituras. O chá, por ser uma bebida básica, ajuda a diminuir a acidez no estômago provocando um efeito neutralizante no suco gástrico. Apenas os chás de limão, maracujá ou morango não devem ser utilizados nesta situação. Além da bebida natural, uma boa dica para quem sofre com azia e má digestão é caminhar após as refeições, pois a posição deitada favorece os refluxos ácidos do estômago. E, claro, evitar o consumo de álcool, tabaco e café.
Quem responde: Rita Iglezias, gastroenterologista do Hospital Samaritano.

Por que o joelho dói quando o tempo está frio?

Isso pode ser explicado por dois fatores. O primeiro está relacionado com a alteração das propriedades físicas dos fluidos que compõem o corpo humano. Por exemplo, o líquido que lubrifica as articulações fica mais espesso, o que dificulta o deslizamento das juntas. O segundo está relacionado aos mecanismos que o corpo desenvolve para diminuir o efeito do frio sobre o nosso organismo. Assim, as contrações musculares rápidas e involuntárias buscam produzir mais calor e têm como consequência a tensão e fadiga muscular, além da sobrecarga nos tendões.
Quem responde: Marcelo Soares, ortopedista da Cardiomex.

Fonte: Revista Viva Saúde

Nenhum comentário: