AZIA - Resumo azia
A azia ou pirose é caracteriza-se por sensação de queimação e dor na região do peito ocasionada pelo ácido gástrico que sobe pelo esôfago, podendo atingir a faringe. Estudos apontam que cerca de 7% da população mundial sofre diariamente desse mal e que 50% tem acessos mensais dequeimação.
A causa básica da azia é quando o suco gástrico retorna pelo esôfago. Isso ocorre quando o esfíncter esofágico não se contrai totalmente e permite que o ácido estomacal entre em contato com a mucosa esofágica. Fatores como alimentação inadequada, estresse, tabagismo e consumo de álcool podem desencadear a azia. Pacientes acima do peso, grávidas e comdoença do refluxo gastresofágico têm mais chance de sofrerem de azia.
O diagnóstico pode ser feito por uma entrevista clínica com o paciente ou através de exames específicos, como a endoscopia, cintilografia e raio-X com contraste de bário. Quando a azia é crônica, o paciente pode estar com a Doença do Refluxo Gastresofágico e pode apresentar complicações como diminuição do diâmetro esofágico e alterações na mucosa com aumento da incidência de câncer (esôfago de Barret).
Os tratamentos incluem controlar a produção ácida ou neutralizá-la e podem ser feitos com uso de antiácidos, inibidores de bombas de prótons ou bloqueadores H2.
Para o paciente com azia, é sempre importante buscar orientação médica caso os casos sejam crônicos. Uma alimentação adequada, redução do consumo de álcool, exercícios físicos e mudanças no hábito de vida podem trazer benefícios no controle dos sintomas da queimação.
http://www.criasaude.com.br/N3362/fitoterapia/alcacuz.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário