Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Xaropes de milho e frutose: gostosos, mas causam danos à saúde


Achei uma reportagem muito importante e trouxe aqui para compartilhar com vocês. É muito bom sabermos de coisas e principalmente alimentos que podem ser prejudiciais para a nossa saúde. Nesse caso é sobre os xaropes de milho e frutose. 




Presente nos alimentos industrializados, como refrigerantes, sucos prontos para consumo, condimentos, frutas em conserva, geleias, doces pastosos, bolos, pudins, pó para bebidas, entre outros, o xarope de milho causa diversos efeitos na saúde e é um dos responsáveis pelo sobrepeso em crianças, favorecendo o surgimento de diabetes, obesidade e redução da expectativa de vida.


- Xarope de milho, de frutose e de glicose é o mesmo produto?


Os xaropes de glicose (milho) e de frutose diferem com relação à origem, porém ambos são considerados uma solução concentrada de açúcar e de valor monetário reduzido para ser produzido:


O xarope de glicose, também conhecido como xarope de milho de alta frutose, é transformado em frutose através de processos industriais e é obtido por meio do amido de milho. Nos Estados Unidos, esse ingrediente é muito comum e faz parte da alimentação de grande parte da população.


O xarope de frutose provém da cana-de-açúcar a partir de uma reação da sacarose.


- Por que dar atenção?


Devido ao aumento na frequência em que alimentos industrializados estão sendo consumidos pelas novas gerações, os efeitos na saúde que o xarope de milho ou o xarope de frutose estão causando são cada vez maiores.


A ingestão de bebidas como refrigerantes e sucos prontos para consumo, em que há quantidades excessivas de açúcar em forma de xarope de milho ou de frutose, proporciona um aumento na quantidade de calorias consumidas. Isso não significa uma redução no consumo de calorias provindas de alimentos sólidos, ou seja, a ingestão de calorias por meio de líquidos provoca menos saciedade do que a ingestão de calorias por alimentos sólidos.


Desse modo, acabamos consumindo mais calorias do que deveríamos para uma dieta equilibrada. As consequências podem ser: o aumento de peso, obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, deficiência de vitaminas e minerais e resistência à insulina.


No Brasil, o uso do xarope de milho é permitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) como fonte de carboidratos nos alimentos, incluindo alimentos destinados ao público infantil desde zero ano de idade. Por isso, também é que devemos dar mais atenção ainda para o consumo de alimentos ricos em xarope de milho e/ou de frutose.


- Alternativas


Evite o consumo dos alimentos citados no início da matéria, como refrigerantes, sucos prontos para consumo, condimentos, frutas em conserva, geleias, doces pastosos, bolos, pudins e pó para bebidas.


Caso tenha uma criança em casa, não acostume o paladar dela com sabores artificiais. 
Quanto mais alimentos industrializados são oferecidos às crianças, menos elas vão querer comer alimentos naturais, e mais difícil será a sua reeducação alimentar.


Utilize adoçantes naturais em suas receitas como o açúcar de coco, estévia, xilitol e agave.


Para facilitar o consumo de frutas, deixe-as lavadas e cortadas. 
Mesmo que não esteja acima do peso, a atividade física regular é essencial para a prevenção de doenças cardiovasculares, respiratórias, entre outras.

http://asmulheresdehoje.blogspot.com.br/2014/07/xaropes-de-milho-e-frutose-gostosos-mas.html

Nenhum comentário: