Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quarta-feira, 27 de maio de 2015

OMS aprova plano para combater resistência a antibióticos -- Governos devem apresentar resultados à organização até 2017






Foto: Stock Photos / 

Divulgação





A Organização Mundial da Saúde (OMS) dá dois anos para que governos de todo o mundo estabeleçam planos para combater a resistência a antibióticos, fenômeno que se transformou em uma "ameaça global". Doenças tratadas com relativa facilidade até há pouco tempo podem voltar a matar cerca de 10 milhões de pessoas até 2050 se nada for feito. Para tentar reverter a situação, um plano foi aprovado hoje pela agência de saúde da ONU.

Os dados apontam para um cenário alarmante: pelo menos sete bactérias diferentes — responsáveis por doenças como pneumonia, diarreia ou infecções sanguíneas — começam a ganhar resistência. Ao menos dois produtos usados até hoje não trazem mais efeitos em pelo menos metade da população, entre eles está o antibiótico usado contra infecções urinárias causadas pela bactéria E. Coli.

Em 2013, a OMS calculou 480 mil novos casos de tuberculose em mais de cem países, devido à resistência aos remédios. No caso da malária, a entidade considera a resistência uma "preocupação urgente de saúde pública", diante do impacto em regiões inteiras.

Pelo plano aprovado, os governos terão até 2017 para colocar o assunto como prioridade, apresentando o que foi feito à organização. O projeto ainda estabelece cinco objetivos: incrementar a conscientização e o conhecimento sobre a resistência, ampliar as pesquisas pelo setor privado, reduzir as incidências de infecção e otimizar o uso de remédios, principalmente antibióticos.

A OMS também insiste para que o projeto alcance não apenas a saúde humana, mas também a animal — principalmente em países com ampla produção de carnes, como é o caso do Brasil.

— Corremos o risco de estarmos agindo tarde — declara Sally Davies, conselheira médica do governo britânico, responsável por liderar os debates sobre o plano.

De acordo com a especialista, 25 mil pessoas já morrem de infecções causados por bactérias resistentes apenas na Europa. Jim O'Neill, ex-economista chefe do Goldman Sachs, chegou a produzir estudos que indicam que os custos de uma nova geração de bactérias poderiam ultrapassar a marca de US$ 60 trilhões em 40 anos.


Agência Estado

Nenhum comentário: