ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES :
- Liste o nome de todas as crianças no quadro ou em cartazes.
- Faça com que cada aluno identifique seu nome e, depois, o de cada colega, para que eles percebam que nomes maiores podem pertencer às crianças menores e vice-versa.
- Classifique os nomes pelo som inicial, em ordem alfabética ou em galerias ilustradas com retratos ou desenhos.
- Crie e aplique jogos com nomes (dominó, memória, boliche,BINGO etc.).
- Peça para a criançada fazer a contagem das letras e o confronto dos nomes.
- Confeccione junto a eles gráficos de colunas com os nomes seriados em ordem de tamanho (número de letras).
- Repita essas mesmas atividades, utilizando palavras do universo dos alunos, tais como rótulos de produtos ou recortes de revistas (propagandas, títulos, palavras conhecidas etc.).
- Desenhar e escrever o que desenhou;
- - Usar o nome em situações significativas: marcar atividades, objetos,
- utilizá-Io em jogos, bilhetes, etc;
- - Ouvir leitura feita diária pela professora e poder recontá-Ia;
- - Ter contato com diferentes portadores de textos;
- - Freqüentar a biblioteca, banca de jornais, elc;
- - Reconhecer e ler o próprio nome em situações significativas: chamadas,
- jogos, etc;
- - Conversar sobre a função da escrita;
- - Utilizar letras móveis para pesquisar nomes, reproduzir o próprio nome ou
- dos amigos;
- -Bingo de letras;
- - Produção oral de histórias;
- - Escrita espontânea;
- - Textos coletivos tendo o professor como escriba;
- - Aumentar o repertório de letras;
- - Leitura dos nomes das crianças da classe, quando isto for significativo.
- - Comparar e relacionar palavras;
- - Produzir textos de forma não convencional;
- - Identificar personagens conhecidos a partir de seus nomes, ou escrever
- seus nomes de acordo com sua possibilidade;
- - Recitar textos memorizados: parlendas, poemas, músicas, etc;
- - Atividades em que seja preciso reconhecer a letra inicial e a letra final;
- - Atividades que apontem para a variação da quantidade de letras;
- - Completar palavras usando a letra inicial e final;
- - Escrita de listas em que isto tenha significado: listar o que usamos
- na hora do lanche, o que tem numa festa de aniversário, etc
Essas são apenas algumas sugestões de atividades para essa fase que tirei da internet :)
http://smiletrocandoideias.blogspot.com.br/search?updated-max=2015-05-10T07:04:00-07:00&max-results=7&start=33&by-date=false
Nenhum comentário:
Postar um comentário