ORGANIZAÇÃO DA CLASSE PARA O TRABALHO DIVERSIFICADO.
Considerações gerais:
Trabalho diversificado é aquele em que o professor subdivide a turma em grupos que desenvolvem ao mesmo tempo atividades diferentes, dirigidos ou não pelo professor.
Assim enquanto um grupo recebe orientação direta o professor , os outros trabalham independentemente , em atividades como : leitura silenciosa, redação , exercícios escritos , atividades manuais , jogos didáticos.
as crianças são diferentes :
- No nível de desenvolvimento físico e mental;
- No ritmo de aprendizagem ;
- Nos interesses;
- Nas aptidões ;
- Nas experiências vividas;
Assim como não se pode pensar em vestir todas as crianças com roupas do mesmo tamanho , não se pode admitir que todas as crianças tenham as mesmas necessidades e possibilidades no que se refere à aprendizagem.
No trabalho diversifica do visa- se a :
- Proporcionar a cada aluno assistência no sentido de evitar ou corrigir falhas , suprir deficiências e atender ao ritmo individual de aprendizagem. Quando muito numerosa as turmas , torna-se difícil o atendimento que o professor possa dar nesse sentido . Trabalhando com grupo menores , poderá melhor conhecer e atender as crianças em suas necessidades e possibilidades.
- Proporcionar maior número de oportunidades de participação direta de cada aluno no trabalho desenvolvido
Para aprender , não basta a criança ouvir o professor , é preciso que ela própria participe das experiências e aprendizagem . Dificilmente essa participação será conseguida se o professor trabalhar sempre com a turma ao mesmo tempo , pois a atividade seria muito demorada , gerando desinteresse.
Conclui-se , pois, que o trabalho diversificado permite a individualização do ensino , mesmo em turmas numerosas , proporcionando ao aluno aprendizagem de que necessita , no ritmo de que é capaz.
Embora sabendo que deve diversificar algumas atividades em sua turma , o professor não pode perder de vista o fato de que a mesma constitui um grupo social cuja coesão deve ser mantida , a fim de ser eficientemente dirigido. Não é , pois, aconselhável trabalhar sempre om pequenos grupos , o que desagrada a turma , criando , entre ouros, problemas de disciplina,
As atividades devem ser diversificadas quando:
- Houver desnível entre os alunos às habilidades exigidas para um determinado trabalho;
- Houver grande diferença nos interesses dos alunos em relação a certos estudos ;
- Algumas crianças apesentarem necessidades específicas
- For quantitativamente deficiente o material de que o professor dispõe;
- O material oferecer pouca visibilidade a distancia;
- Houver na turma crianças com dificuldade de ajustamento a grandes grupos;
PREPARAÇÃO DOS ALUNO PARA O TRABALHO INDEPENDENTE
Antes que possa diversificar o trabalho em uma turma , é necessário que o professor prepare os alunos para o trabalho independente , desenvolvendo ou formando:
- HABILIDADE DE:
- Compreender a seguir ordens e instruções orais ou escritas;
- Memorizar as instruções recebidas ;
- trabalhar sem auxílio;
2. ATITUDES DE :
- Independência;
- Iniciativa;
- Persistência;
3. INTERESSES:
- Gosto pelos estudos e pesquisa.
4. HÁBITOS DE :
- Atenção dirigida ;
- ouvir , reter e seguir ordens;
- Realizar o trabalho até o fim;
- Verificar o trabalho realizado;
- Corrigir o trabalho e avaliar os seus resultados ;
- Trabalhar sem perturbar os colegas ;
- Movimentar-se , quando necessário , rapidamente e sem ruídos;
- Procurar tarefas para preencher tempos vagos , no caso de terminar a atividades independente antes do tempo previsto
Esses objetivos serão atingidos através de palestras , leituras , organização de cartazes e exercícios. É necessário , também , levar o aluno a avaliar seus progressos em relação às habilidades , hábitos e atitudes necessários ao trabalho independente.
Sugestões de atividades para o trabalho independente:
Já terminou o seu trabalho? O que fazer agora?
- Jogos?
- Exercícios?
- Composição?
- Leitura?
- Desenho?
- Recorte?
- Pintura?
Aproveitamos nossos momentos livres lendo:
- Artigos de revista ou jornal;
- Poesias;
- Historinhas;
- Adivinhações;
Fixando noções através de :
- Dominó;
- Quebra-cabeça
- Exercícios;
Realizando trabalhos de artes :
- Desenho livre;
- Ilustração nos cadernos;
- Técnicas de artes;
Inventando histórias :
- Composição criadora;
Estudando através de :
- Resolução de problemas ;
- Preparação de quadro sinótico ( resumo);
- Resumo de leituras feitas;
- Formulação de frases sobre a matéria estudada;
Com a colaboração dos alunos , a professora deve confeccionar painéis de atividades para que os mesmos se dediquem nos momentos livres.
- Poesias;
- Gravuras;
- Palavras cruzadas;
- Matemática;
- Gibis;
- Ciências sociais;
- Charadas:
- Ciências naturais;
- Leitura:
- Fichas de redação;
- Jogos;
- Curiosidades:
http://smiletrocandoideias.blogspot.com.br/search?updated-max=2015-05-17T09:48:00-07:00&max-results=7&start=19&by-date=false
Nenhum comentário:
Postar um comentário