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PENSE NISSO:

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quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Airbag parte 4:


Nos anos 60 começaram as primeiras experiências com air bag na General Motors, nos EUA. No Brasil coube a Volkswagen o pioneirismo de um sistema de air bag totalmente desenvolvido no Brasil.
Embora a tecnologia impressione, já que existem modelos de air bag até para encosto de cabeça, como os desenvolvidos pela alemã Grammer, o bom e velho cinto de segurança ainda é o item mais importante para evitar lesões graves e até a morte. Mas essa é outra matéria.

COMO FUNCIONA

Antes de qualquer coisa é preciso entender como funciona o Air Bag, veja o que diz o Procon-SP na sua cartilha sobre esse item de segurança:
Os airbags complementam a função dos cintos de segurança, agindo conjunta e simultaneamente com o objetivo de reter o movimento para frente dos ocupantes dos assentos dianteiros – airbag frontal, ou para os lados – airbag lateral, em fortes colisões.
Os mais comuns são os frontais que ficam alojados no volante e no painel de instrumentos para maior proteção dos ocupantes dos bancos dianteiros. Existem também os laterais ou side bags. Dispostos geralmente nos bancos ou nas portas, sua função é a de proteção em impactos laterais ou capotamentos.
Fornecendo uma proteção adicional, os airbags reduzem os riscos de ferimentos na cabeça e no tórax, amortecendo o seu movimento contra o volante e o painel do automóvel, ou contra as laterais do veículo (side bag).
Esses dispositivos são eletronicamente programados para serem ativados em colisões de características específicas: osairbags dianteiros, por exemplo, são disparados em fortes colisões frontais ou fronto-oblíquas. Em colisões mais leves, laterais, traseiras ou em capotamentos, o dispositivo normalmente não é ativado.

O AIR BAG BRASILEIRO DA VW

Segundo Marcelo Bertocchi, Gerente de Segurança Veicular da VW, o desenvolvimento do air bag brasileiro, que equipa o Gol Geração II foi desenvolvido com objetivo de adequar o disparo do sistema para as condições de utilizações no Brasil. As estradas e ruas brasileiras podem ocasionar o disparo do sistema de air bag em veículos importados que não foram concebidos para os nossos “buracos”, “lombadas” e outras surpresas que encontramos a cada curva.
Vários modelos da Volkswagen como Golf, Bora, Passat, oferecem air bag, que é sempre duplo, ou seja, para os dois ocupantes dos bancos da frente. “O modelo Fox exportado possui air bag”, informa Bertocchi.
Ele esclarece que o cinto de segurança é essencial, não adianta a pessoa pensar que apenas o air bag vai salvá-la. “A eficiência do cinto três pontos na prevenção de fatalidade pode ser estimada em 42%, o cinto mais o air bag 47% a 52%, portanto o uso do cinto é fundamental”, ensina o especialista, que reconhece não usar mais carro sem air bag.
Bertocchi explica que uma das prioridades no desenvolvimento de novas tecnologias do air bag está focada nas pernas que ainda sofrem muitas lesões em acidentes graves, já que o corpo desliza para baixo.
Apesar das vantagens do air bag o engenheiro lembra que é importante dirigir em posição correta, com o rosto não muito próximo do volante, e dirigir sem cruzar os braços, pois o air bag, no momento do seu acionamento, pode provocar queimaduras no braço ou rosto ou arremessar o braço do próprio motorista contra seu rosto.
Crianças não devem ficar no banco da frente, pois o sistema é adequado para adultos, e correm risco de queimaduras e outros ferimentos. “O ideal são pessoas com pelos menos 1m50cm sentarem na frente”.
Bertocchi explica que não há como recuperar air bag depois de um acidente. “O sistema é todo trocado”. Depois de 10 anos de fabricação de um veículo é bom fazer uma checagem no sistema.

A GM E O “AIR BAG”

A General Motors respondeu ao questionário e acrescentou outras informações importantes sobre o Air Bag.
As perguntas e os esclarecimentos foram prestados por um time de craques na matéria, que trabalham na GM para a segurança dos usuários de automóvel.
Foram eles:
Gerson Pagnotta (Diretor de Engenharia de Carrocerias)
Leonardo Menezes (Gerente de Engenharia de Carrocerias)
Tiago Santos (Engenheiro de projeto – Segurança Veicular)

Como surgiu o “air bag”?

A General Motors teve papel fundamental no surgimento do air bag, ao inventar algumas ferramentas para validar a proteção do ocupante, como a família de “dummies Hybrid III”, que é “standard” na indústria automotiva para impacto frontal.
Década de 1960
Nos EUA, a GM designou um grupo de engenheiros e especialistas em biomecânica para desenvolver “air bag” frontal.
Década de 1970
A indústria e o governo intensificam a busca por tecnologias que reduzam o número de fatalidades.
A GM monta 1000 veículos nos EUA equipados com air bags experimental, disponibilizando para a frota de consumidores para testes.
O primeiro equipado com air bag do passageiro disponível para venda foi o Oldsmobile Toronado em 1974.
Década de 1980
“Air bags” do motorista começam a aparecer no mercado.
Governo inicia “phase-in” da obrigatoriedade de “air bags” frontais.
Na mesma época, a GM oferece air bag do motorista no Oldsmobile 98 e Delta 88.
Década de 1990
GM é a primeira montadora nos EUA a oferecer veículos com airbag dos dois lados: do motorista e do passageiro.
Em 1997, a GM dos EUA oferece air bags laterais, pela primeira vez.
Em 1998, uma lei federal americana estabelece que todos veículos devem ter airbag do motorista e passageiro de série.
Início do século 21
Nos EUA, o Saturn 2001 passa a oferecer“air bag” de cortina.
No mesmo ano, air bags frontais de duplo estágio se tornam equipamentos de série no Chevrolet Impala, Monte Carlo, Pontiac Bonneville, Oldsmobile Aurora e Buick LeSabre.
Quanto a tecnologias futuras, os seguintes tipos de air bags estão em estudo:
“Air bag” para os pés
“Air bag” para joelho
“Air bag” no cinto de segurança
“Air bag” no capô para pedestres
Atualmente, existem os seguintes tipos de air bag no mercado global:
“Air bag” frontal para motorista e passageiro
“Air bag” lateral para tórax ou para tórax e cabeça
“Air bag” lateral do tipo curtina para a cabeça

Como funcionam e quais são as condições necessárias para que eles abram?

O “Air bag” é uma proteção complementar ao cinto de segurança, uma vez que o uso de cinto pelos ocupantes garante a maior parte da proteção.
A central eletrônica determina a intensidade do impacto medido por sensores. Um sinal elétrico é emitido para o gerador de gás que inflando a bolsa. Com o contato do ocupante com a bolsa, gás nitrogênio sai da bolsa por orifícios laterais calibrados, parando gradativamente o ocupante.
A bolsa do “air bag” frontal é inflada em aproximadamente 30 milisegundos. A bolsa do “air bag” lateral do tórax infla em até 20 milisegundos. Para efeito de comparação, um piscar de olhos ocorre em torno de 100 milisegundos.
Fonte: www.renaultclube.com
Airbag

COMO FUNCIONA O AIRBAG E A LEI QUE OBRIGA AIRBAG NOS CARROS NOVOS

O Presidente aprova Lei que obriga o duplo AirBag frontal nos carros novos.
A nova Lei aprovada pelo Presidente é valida para carros nacionais e importados, que a partir de 2014 deverão sair de fabrica com o duplo airbag frontal que será mais um item de segurança dos carros.
A nova Lei foi publicada no Diário Oficial na quinta feira 19/ 02/2009 logo após o Presidente Lula sancionar.
A nova lei sem duvida alguma vai salvar muitas vidas já que o índice de acidentes no Brasil é considerado muito alto.
Veja o que é e como funciona o AIRBAG:
Airbag
Sensor de Colisão
É o dispositivo que fica localizado na parte da frente do carro e em caso de colisão, transmite o pulso que recebe para a central de sensores.
Central de Sensores
Recebe o sinal dos sensores na hora do impacto e envia o comando para os airbags, a central de sensores e capaz de identificar a intensidade do impacto e aciona ou não o airbag.
Cabo de comando
Transmite o sinal da central de sensores para o AIRBAG na hora do impacto para o AIRBAG inflar.
AIRBAG
É uma Bolsa flexível que fica instalada dentro do painel ou dentro da direção do carro.
Airbag é uma bolsa de ar que infla no momento da colisão,o airbag possui varias pastilhas de nitrogênio que recebem um choque elétrico que vem da central de sensores, esse choque faz com que as pastilhas se transformem do estado sólido para o gasoso enchendo assim o airbag, e que conseqüentemente amortece o impacto causado pela colisão aos motoristas e passageiros evitando os danos físicos.
airbag leva cerca de 25 milésimos de um segundo para se inflar, esse tempo é cinco vezes mais rápido que um piscar de olho.
airbag depois que é acionado automaticamente começa a perder pressão na bolsa pra evitar que o motorista e passageiros fiquem sufocados.
Em alguns modelos de carros os airbags são capazes de calcular a intensidade do impacto e automaticamente calculam a intensidade que o airbag deve ser inflado.
Fonte: www.sitedecarro.com.br

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