Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sábado, 8 de junho de 2013

Corolla 2014: caixa automática CVTi-S - aspectos técnicos:

O Corolla 2014 trouxe duas notícias no campo da transmissão. A má é que a configuração de entrada, L, continuará a usar o antiquado câmbio automático de quatro marchas que equipa o atual modelo. A boa, porém, é que todas as demais versões terão a opção de uma sofisticada transmissão automática continuamente variável CVTi-S.
Corolla 2014

É a primeira vez que a Toyota oferece, no mercado norte-americano, uma transmissão automática CVT "pulley-style", mas essa transmissão do Corolla tem aperfeiçoamentos para endereçar críticas que são direcionadas a esse tipo de câmbio. Começa com o nome CVTi-S, onde o "i" vem de "inteligente" e "S" de shift (marcha).

Corolla 2014

O termo "S" faz sentido pois essa transmissão conta com sete marcha simuladas, que foram integradas na caixa para emular as características de uma transmissão automática normal, e, assim, mitigar o efeito "borrachoso" na sensação de dirigir um carro com câmbio CVT, efeito esse advindo do fato de não existir a mudança de marcha. Isso não existe no câmbio do Corolla, que se comporta, para todos os efeitos práticos, como uma transmissão automática de sete marchas convencional, com possibilidade, inclusive, de trocas sequenciais por meio de um seletor na alavanca de câmbio, ou, no caso da versão "S", por seletores atrás do volante.

Corolla 2014

Segundo a Toyota, a primeira prioridade no projeto dessa transmissão foi a de oferecer uma boa sensação ao dirigir, então os engenheiros observaram o comportamento de uma transmissão automática convencional e ajustaram a CVT do Corolla para operar dessa forma.

Corolla 2014

A caixa CVTi-S também tem inovações mecânicas. As caixas CVT tipicamente exigem elevados níveis de pressão hidráulica para operar, o que, na maioria dos projetos, é conseguido com bombas de pressão acionadas pelo motor. Ocorre que essa solução gera desperdício de energia em altas rotações, pois ocorre sobre-lubrificação da transmissão nesses regimes.

Corolla 2014

Então, a Toyota criou um uma bomba de pressão coaxial de duas portas, que exige 25% menos torque para operar que as convencionais. Assim, a pressão hidráulica no sistema de transmissão é sempre reduzido para o nível ótimo que evita o deslizamento da correia e mantém o esforço de tração. Segundo a montadora, esse sistema resulta em menores perdas e maior eficiência.

Corolla 2014

Outra novidade é a adoção de um fluído de aquecimento, que ajuda a caixa CVTi-S a encontrar a temperatura de operação ideal mais rapidamente. O conjunto todo foi desenhado para ser compacto e mesmo assim oferecer espaço para que a polia ofereça uma eleava gama de redução/desmultiplicação. Essa faixa varia de 0,396 a 2,480, com a relação final atingindo 4,761:1.

Corolla 2014

Assim, a transmissão CVT que equipa o Corolla 2014 oferece um compromisso adequando em bom poder de aceleração e também boas velocidades de cruzeiro. Em todas as versões, exceto a S, há um modo "ECO" selecionável, que ajusta a sensibilidade do acelerador para reduzir o consumo de combustível. Já os modelos "S" contam com uma opção "Sport", que que altera os pontos de trocas das "marchas" e também reduz o nível de assistência elétrica da direção - item padrão em todas as versões.
Conclusão

Corolla 2014

A transmissão automática CVTi-S do Corolla 2014 é um dos aspectos mais inovadores do lançamento da Toyota, ao conseguir congregar, em uma mesma caixa, o prazer de dirigir oferecido por uma transmissão automática convencional, com marchas, e a simplicidade construtiva de uma caixa continuamente variável.

Nenhum comentário: