Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Melhor que o da mamma! Além de turbinar sua saúde, o molho de tomate é base para outras receitas que secam a pança, dão muque e deixam seu amigão mais potente.

No macarrão, na pizza, na carne, no hot dog… Além de ser um ingrediente versátil, o molho de tomate faz um bem danado para seu corpo: “Ele é rico em licopeno, poderoso antioxidante que diminui o risco de problemas cardíacos e previne o desenvolvimento de diferentes tipos de câncer, como o de próstata”, explica Paula Castilho, diretora da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, em São Paulo. Para aproveitar mais esses benefícios, o ideal é utilizar o tomate em receitas que vão ao fogo, como a do molho. Isso porque o licopeno é melhor absorvido pelo seu organismo quando o vegetal é aquecido. “As paredes celulares do alimento são rompidas, o que facilita a liberação dos compostos”, explica Lucianna Jardim, diretora da Way Diet – Nutrição Exclusiva, no Rio de Janeiro. Veja a seguir, como preparar o molho de tomate em casa e usá-lo em pratos que somam vantagens para você.

Mãos (e molho) na massa

Faça a receita tradicional e mais quatro variações simples para incrementar seus pratos

MOLHO BÁSICO

INGREDIENTES
8 tomates maduros
1 colher (sopa) de azeite
1 cebola picada em pedaços pequenos
2 dentes de alho amassados
1 pitada de açúcar, 1 de sal e 1 de pimenta-do-reino

PREPARO
Lave bem os tomates e faça um corte em formato de X na parte de cima deles. Coloque-os em uma panela com água fervendo por 30 segundos. Depois, mergulhe-os em uma tigela com água e gelo. A partir das pontas do X, puxe e retire a pele deles ¿ o choque térmico vai garantir que ela saia fácil. Corte o fruto em cubos e reserve. Aqueça o azeite em uma panela. Refogue a cebola até ela ficar transparente (o que leva cerca de 10 minutos). Coloque o alho, aguarde um minuto e jogue os tomates e os ingredientes restantes. Cozinhe em fogo brando por 20 minutos, mexendo de vez em quando. Adicione ½ copo (125 ml) de água se o molho começar a grudar no fundo da panela.

2. MANJERICÃO

PREPARO
Jogue 2 colheres (sopa) de folhas de manjericão picadas ao molho básico antes de servi-lo. Isso vai dar um sabor especial à sua receita sem aumentar o número de calorias.

3. ARRABIATA

PREPARO
Aqueça 1 colher (sopa) de azeite. Refoque por 2 minutos 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picada e 1 pitada de pimenta vermelha em flocos. Misture com o molho básico e cozinhe por 5 minutos.

4. PUTTANESCA

PREPARO
Refogue 4 filés de anchova em uma panela com 1 colher (sopa) de azeite até eles ficarem macios. Junte 1 colher (sopa) de alcaparra, 1 pitada de pimenta-do-reino e 1 punhado de azeitonas pretas sem caroço picadas. Adicione ao molho básico e deixe cozinhar por 5 minutos.

5. BOLONHESA

PREPARO
Em uma panela com 1 colher (sopa) de azeite, refogue 250 gramas de carne moída até dourar. Acrescente 1 cenoura picada, ½ talo de salsão e ½ copo (125 ml) de vinho tinto. Adicione o molho básico e deixe no fogo por 10 minutos.

Se é de casa, é bom! As vantagens de trocar o molho industrializado pelo que você faz

O molho preparado na sua cozinha é de longe uma opção mais saudável do que os vendidos no supermercado. “A versão caseira mantém praticamente todas as propriedades nutricionais do tomate”, afirma Paula Castilho. “Além disso, os produtos industrializados possuem conservantes e são ricos em sódio, que em excesso pode agravar problemas de saúde, como a hipertensão”, alerta a nutricionista.

KETCHUP CASEIRO
Curte sanduíche? Então faça o condimento com o molho que sobrou e turbine seus lanches

PREPARO
Misture 1 copo (250 ml) de molho de tomate,
1 copo (250 ml) de vinagre tinto,
2 colheres (sopa) de açúcar e 1 colher (chá) de sal.

fonte:

Nenhum comentário: