Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

VALE A PENA: Livro: Getúlio, Uma Biografia [1882-1930].

O livro Getúlio [1882-1930] – Dos Anos de Formação à Conquista do Poder, de Lira Neto, contribui significativamente para a compreensão do personagem que, para bem ou para mal, foi a maior figura política do Brasil, no século XX. Este primeiro volume da trilogia Getúlio vai do nascimento de Vargas à sua ascensão ao poder, no bojo da revolução de 1930.


O livro foi lançado em 2012 e conta com 624 páginas. Ao ler, você vai conferir
“Em uma das páginas de seu diário, escrito entre 1930 e 1942, Getúlio Vargas anotou: ‘gosto mais de ser interpretado do que de me explicar’. Essa observação parece ser um desafio irônico para quem buscasse entendê-lo, em vida ou ao longo da história.
Com base numa impressionante pesquisa, Lira Neto narra, com brilho e riqueza de detalhes, a história da vida pessoal e da vida pública de Getúlio, dos tempos do Rio Grande do Sul à entrada na cena política da Capital da República.”
O autor se debruçou tenta ajudar e decifrar a “esfinge Getúlio” e mostrar como foi possível que convivessem no mesmo indivíduo o revolucionário, o ditador, o reformador social e o demagogo.
Sem desdenhar nenhum tipo de fonte ou arquivo, o autor se serviu de cartas pessoais e memorandos oficiais, de diários íntimos, autos judiciais, boletins de ocorrência, notícias de jornal, anúncios de publicidade, charges, hinos, marchinhas, livros de memórias, entrevistas, depoimentos.
Getúlio, ao ser ministro da Fazenda do governo que derrubou, mostra que o Brasil tem uma incrível capacidade de mudar sem mudar muito para deixar ficar como está.
Segundo a historiadora Marly Motta, “o contexto por onde circulou Getúlio, com maior ou menor liberdade de ação, se desvenda pela leitura da obra, que busca combinar a fluência da linguagem com a validação conferida pela pesquisa cuidadosa.”

FONTE:
História Digital

Nenhum comentário: