Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

PARA SABER +: Livro: História Comestível da Humanidade.

No livro Uma História Comestível da Humanidade, Tom Standage revela como os alimentos impulsionaram grandes conquistas e também grandes desastres, como guerras e fomes coletivas. Desde o surgimento da agricultura, há milhares de anos, a comida determinou estruturas sociais e divisões de classe, e chegou mesmo a traçar a forma atual do mapa-múndi.


O livro foi lançado em 2010 e conta com 276 páginas. Ao ler, você vai conferir
O que as batatas têm a ver com a Revolução Industrial? Como o cravo e a canela ajudaram a “descobrir” o Brasil?
A obra nos ajuda a pensar temas polêmicos, que vão desde a agricultura orgânica e o uso de transgênicos a uma velha questão que ainda ronda o homem: até quando haverá comida suficiente para alimentar uma população mundial em crescimento?
Ao invés de tomar por base reis, datas, conquistas, impérios ou regimes político-econômicos a narrativa da história humana é delineada aqui pela comida: analisada sua influência desde nossos ancestrais da idade da pedra até os dias atuais e vindouros.
Temas como o nascimento da agricultura como meio viabilizador das primeiras aglomerações que se tornaram cidades; a importância do alimento nas guerras e em seus desfechos; a engenharia-genética aplicada nas plantações há milênios; o alimento usado como arma; entre outros.
Em 1948, os soviéticos queriam forçar os aliados ocidentais a deixarem a capital alemã e começaram a interferir na entrega de comida na cidade. A crise se instalou de vez e os americanos começaram a abastecer os 2 milhões de habitantes pelo ar. O fato influenciou na Guerra Fria.

FONTE:História Digital

Nenhum comentário: