Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Eleitor tem até 7 de maio para regularizar situação eleitoral.



Por conta das eleições de 2014, os eleitores de todo o país têm até o dia 7 de maio para ficar em dia com a Justiça Eleitoral. Até essa data, os cidadãos devem comparecer a um cartório eleitoral e requerer, caso necessitem, o alistamento, transferência, revisão ou obtenção da segunda via do título eleitoral. Quem perder o prazo ficará impedido de votar na próxima eleição.

Conhecido como “fechamento de cadastro”, o prazo só ocorre em anos eleitorais e tem por objetivo garantir a realização das eleições conforme o cronograma estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral, TSE. Em 2014 serão escolhidos representantes aos cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. A votação acontece no primeiro domingo de outubro, dia 5.
Segundo a legislação eleitoral, todo brasileiro nato ou naturalizado, alfabetizado e com idade entre 18 e 70 anos é obrigado a votar. No entanto, jovens com 16 anos já podem fazer seu título eleitoral e participar na escolha dos candidatos.
Alistamento Eleitoral

Para obter o título eleitoral o cidadão deve comparecer pessoalmente ao cartório eleitoral do seu município portando documento oficial em que conste o nome dos pais e que comprove a nacionalidade brasileira. São exigidos também um comprovante de residência (conta de água, luz, telefone) e o comprovante de quitação do serviço militar para homens entre 18 e 45 anos. 
Transferência e atualização de dados

A transferência do título eleitoral para outro município ou para outro local de votação dentro da própria cidade deve ser feita no cartório eleitoral. Para isso é exigida a apresentação de documento oficial com foto e um comprovante de residência. O portador de alguma deficiência ou com mobilidade reduzida pode solicitar sua transferência para a Seção Eleitoral Especial.
FONTE:
G1

Nenhum comentário: