Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Refrigerante não causa osteoporose, diz nutróloga.

Quem tenta evitar a osteoporose reduzindo ou interrompendo o consumo de refrigerante perde tempo, reforçou hoje a nutróloga Maria do Socorro Giorelli, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). "A quantidade de ácido fosfórico presente no refrigerante é muito pequena e não é suficiente para causar a doença, caracterizada pela diminuição da densidade óssea que pode levar a fraturas", explica a especialista.

De acordo com Giorelli, não existem evidências científicas suficientes de que o ácido fosfórico presente no refrigerante de cola provoque a osteoporose. "Uma pessoa teria que tomar quantidades absurdas de refrigerante para que o organismo sofresse alguma ação do ácido fosfórico presente na bebida", afirma.

A nutróloga ainda confirma que remédios com corticoides e genética familiar são influenciadores diretos "na possibilidade de uma pessoa desenvolver osteoporose". "O segredo para uma alimentação correta é o equilíbrio: existe o momento para tomar leite e o momento para tomar, sim, um refrigerante. Isso é ser saudável: se alimentar de forma equilibrada", diz.


Para Giorelli não é preciso parar de tomar refrigerante para evitar a osteoporose, mas, para prevenir a doença, o importante é ingerir diariamente alimentos que contenham quantidades adequadas de cálcio, que variam de três a cinco derivados lácteos como leite, queijo e iogurte, além de não fumar e evitar bebidas alcoólicas.

Além disso, ela recomenda tomar sol para estimular a produção de vitamina D e praticar atividade física regularmente, dando preferência aos exercícios com impacto de pequena intensidade, que colaboram para a produção de células ósseas.

EFE / TERRA

Nenhum comentário: