Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Conheça as vitaminas essenciais para sua saúde


As vitaminas são nutrientes importantes para o nosso organismo. São de extrema importância para o seu bom funcionamento, principalmente porque ajudam a evitar muitas doenças. Esse grupo de nutrientes orgânicos promove o bem-estar físico e mental.


A falta de vitaminas, ou avitaminose, é a carência de vitaminas no corpo causada pela má absorção do organismo ou pela falta de ingestão vitamínica em forma de alimento ou suplemento. As vitaminas são necessárias para o bom funcionamento do corpo humano e estão presente nos alimentos em geral, mas especialmente nas frutas e legumes.


A melhor maneira de consumir todas as vitaminas necessárias para o bom funcionamento do corpo é fazer uma alimentação saudável e variada, de preferência incluindo alimentos frescos e biológicos. A suplementação vitamínica com comprimidos também é uma alternativa para prevenir ou tratar a falta de vitaminas e suas consequências (embora o consumo de complexos vitamínicos não devam substituir uma boa alimentação, nem ser consumido sem orientação e supervisão médica).


Benefícios das Vitaminas
Melhora a pele e mucosas.
Age sobre o sistema nervoso, trabalhando o metabolismo dos açúcares, das gorduras e das proteínas.
Fornece energia ao organismo.
Melhora a oxigenação celular.
Ajuda nos processos de cura e rejuvenescimento.
Age nos glóbulos vermelhos, células nervosas, no equilíbrio hormonal e na beleza da pele.
Age sobre o tecido conjuntivo, tem poder desintoxicante, combate o stress e também como antibiótico natural.
Auxilia na cura de doenças e infecções.

Vitamina A

Também denominada de Retinol, a vitamina A é necessária para manter a pele, a visão e o sistema imunológico saudáveis. O Beta-caroteno protege o corpo de doenças degenerativas como o câncer. A vitamina A exerce numerosas funções importantes no organismo, como ação protetora na pele e mucosas, além de exercer papel essencial na retina e na capacidade funcional dos órgãos de reprodução.

Fontes: cenoura, fígado, manteiga, manga, gema do ovo, queijo.


Vitaminas do Complexo B

É um complexo vitamínico de várias substâncias: B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico) B6 (piridoxina), B7 (biotina), B9 (ácido fólico) e B12 (cobalamina). As vitaminas do complexo B são essenciais para uma pele saudável, unhas e crescimento do cabelo. Elas são do grupo das vitaminas solúveis em água que desempenham papeis importantes no metabolismo celular. O complexo B é o maior responsável pela manutenção da saúde emocional e mental do ser humano. As vitaminas B são necessárias para que o corpo possa transformar os carboidratos, as gorduras e as proteínas em energia e utilizá-los com a finalidade de formar e reparar os tecidos corporais.


A carência destas vitaminas pode provocar efeitos como debilidade muscular, paralisia, confusão mental, transtornos do sistema nervoso, problemas digestivos, anemia aguda e insuficiência cardíaca.

Fontes: carne, castanhas, nozes, couve, espinafre, feijão, cereais integrais, leite e ovos.

Vitamina C

Também chamada de ácido ascórbico, a vitamina C desempenha importante função na manutenção do tecido conjuntivo, fortalece o sistema imunológico contra processos infecciosos, atua como poderoso antioxidante, facilita a absorção de ferro, colabora com a síntese de alguns aminoácidos e também confere resistência a ossos e dentes.


A Vitamina C desempenha um papel importante na manutenção do suporte da função imunológica. Como um antioxidante, a Vitamina C ajuda a neutralizar os radicais livres, que são prejudiciais às células. Esportistas estão constantemente expondo o corpo ao estresse da atividade física intensa, o que pode enfraquecer o sistema imunológico. É exatamente por isso que a vitamina C é amplamente usada por atletas, ajudando-os a se manterem sempre saudáveis e ativos.

Fontes: acerola, limão, laranja, goiaba, morango, caju, kiwi, abacaxi, manga, pimentão, brócolis, couve e tomate.

Vitamina D

A vitamina D é importante no processo de absorção de cálcio e fósforo do intestino, mineralização, crescimento e reparo dos ossos. Ela ajuda na proteção da massa óssea, no controle da pressão arterial, na manutenção do peso, funcionamento adequado da tireoide, prevenção de tumores.

A principal fonte de vitamina D é a luz solar, que estimula a produção da substância pela nossa pele. De 10 a 15 minutos de contato com a luz do sol, de duas a três vezes por semana, evitando a exposição entre as 10h e 16h, já são suficientes. Alguns alimentos também têm quantidades consideráveis de vitamina D.

Fontes: manteiga, gema do ovo, leite, óleo de fígado e peixes.

Vitamina E

A maioria dos benefícios da vitamina E é resultado de suas qualidades antioxidantes. Isso significa que ela se associa ao oxigênio e destrói os radicais livres. Ela impede que as gorduras poliinsaturadas e outros compostos sensíveis ao oxigênio, como a vitamina A, sejam destruídos pelas reações prejudiciais da oxidação. Existem evidências significativas de que a vitamina E oferece proteção contra a doença cardíaca, além de desacelerar a deterioração associada ao envelhecimento. O efeito dessa vitamina na prevenção de doença cardíaca pode ser sensível ao tempo e à dose.


A vitamina E também age como um antioxidante nos alimentos. Nos óleos vegetais, ajuda a evitar que eles sejam oxidados e estraguem. Da mesma maneira, impede que a vitamina A dos alimentos oxide. Isso torna a vitamina E um conservante de alimentos muito útil.

Fontes: semente de girassol, pimentão, amêndoas, carnes, laticínios, cereais integrais e óleos vegetais.

Vitamina K
A vitamina K é o nome genérico para diversas substâncias necessárias à coagulação normal do sangue. A principal forma é a vitamina K1 (filoquinona ou fitomenadiona), encontrada em plantas, principalmente em folhagens verdes. A vitamina K2 (menaquinona) é formada como resultado da ação bacteriana no trato intestinal. A vitamina K3 (menadiona), composto lipossolúvel sintético, é cerca de duas vezes mais potente biologicamente que as vitaminas K1 e K2.



Fontes: fígado de porco, alface, espinafre, repolho, trigo e aveia.


Nenhum comentário: