Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sábado, 18 de outubro de 2014

ARTIGO: Fome de cultura

ARTIGO

Fome de cultura

Apaixonado por literatura, Luiz Amorim, 48 anos, incentiva as pessoas a adotar o hábito da leitura há 19 anos, quando fundou o primeiro açougue cultural do mundo. E não parou por aí!

-  A  A  +
Redação 
Divulgação
"Aos 7 anos, mudei de Salvador para Brasília com a minha mãe e cinco irmãos depois que ela se divorciou do meu pai. Apesar da vontade de aprender, só pude frequentar uma escola aos 16. Já era maior de idade quando fiz a minha primeira leitura, um gibi com as ideias de Karl Marx, fundador da doutrina comunista. Depois disso, comecei a ler um livro atrás do outro e queria estimular outras pessoas a seguir o meu exemplo. 


Os anos se passaram e eu trabalhei como engraxate, vigia e lavador de carros, até que fui contratado num açougue. Em 1994, comprei o estabelecimento, mas ainda desejava fazer alguma conexão com os livros. Decidi colocar prateleiras dentro do açougue e disponibilizei exemplares para que as pessoas levassem emprestados. Os clientes estranharam, mas aos poucos os livros começaram a circular. Infelizmente a Vigilância Sanitária proibiu a ação, alegando que o local não era adequado para isso. 


Pensei em outra saída: levar o meu acervo para os pontos de ônibus da cidade. Nascia, assim, o projeto Parada Cultural - quem estava esperando o transporte poderia aproveitar o tempo para ler ou ainda fazê-lo durante o percurso. A proposta deu tão certo que França, Alemanha e Espanha copiaram o modelo. Hoje os nossos livros estão em 37 pontos de Brasília. Cerca de 100 exemplares são levados todos os dias. Nunca sofremos com roubos ou depredações. Ao contrário: as pessoas nos apoiam e até fazem doações!


As ações culturais do açougue cresceram tanto que, em 2003, fundamos uma ONG, a T-Bone Cultural, que promove saraus, shows e outros eventos para a população. Muita gente diz que, graças ao meu incentivo, está lendo mais, passou no vestibular, arranjou um emprego melhor. Fico orgulhoso! A leitura instrui, apura o senso crítico e abre portas. Pretendo continuar passando essa ideia adiante."

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/fome-de-cultura-luiz-amorim-incentiva-pessoas-habito-leitura-761433.shtml

Nenhum comentário: