Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sábado, 18 de outubro de 2014

COMO INCENTIVAR A LEITURA NA INFÂNCIA




Na fase quando podemos investir e introduzir hábitos positivos é na infância, arrumar os brinquedos depois de usa-los, deixar as tarefinhas em dia, e muito importante, o hábito de ler. Sabemos que a tecnologia trouxe muitas facilidades, inclusive no meio das letras e outras na área do entretenimento. Porém, o tradicional livro não sai de moda.


As crianças têm desde cedo a chance de provar todas as parafernálias eletrônicas e os pais até admiram a desenvoltura e rapidez que eles, os pequenos, aprendem, até mais rápido do que os adultos, nada de mal nisso. Mas é bom tentar mante-los ligados ao universo da literatura, porque é através dela que conseguimos desenvolver o senso crítico, melhorar o conhecimento pessoal e do mundo, e de quebra, melhorar a escrita e a competência linguística.


As primeiras leituras são sempre ligadas a hora de lazer, ou descanso, hora de dormir, historinhas de contos de fada, personagens mágicas e que despertam na criança o interesse pelo universo fantasioso da literatura. Isso significará momento de espontaneidade em família. Junto com esse exercício tente explorar a imaginação infantil após a leitura de um livro didático e peça para a criança fazer desenhos de acordo com o que ela entendeu da historinha ou fazer a sua própria versão. 


Uma maneira de incentivar é, de acordo com a idade, visitar livrarias e bibliotecas e faze-los escolher o que mais chama a atenção. Talvez não seja o livro que você esperasse seu filho optar, mas isso faz com que a criança se sinta importante na escolha. 


Por que não montar uma mini biblioteca no quarto e organizar o cantinho da leitura? São atitudes simples mas que na maioria dos casos no futuro revertem em bons resultados. Além de que, são os grandes escritores que traçam o perfil das gerações em suas obras e guardam informação através de suas linhas que são pontos importantes para conhecer o próprio país e sua história. Profissionais de pedagogia revelam o quanto é relevante esse investimento em casa, porque agrega valor às atividades na escola.


É vantajoso também procurar temas do dia a dia e incluir como opções de leitura, como a saúde da criança. Se você se preocupa em pagar um plano de saúde para ela, invista também em bons hábitos que funcionam como prevenção de doenças, como higiene bucal, alimentação e hábitos esportivos. Há livros escritos exatamente para despertar essas ações nas crianças através de personagens engraçados e lúdicos.


Como você incentiva seu filha(a) a ler?

http://dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com.br/2014/06/como-incentivar-leitura-na-infancia.html

Nenhum comentário: