Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Fumar pode causar dor nas costas

Estudos apontam que parar de fumar tende a diminuir as dores nas costas

O cigarro tem efeitos importantes no coração e pulmão, estando vinculado a doenças cardíacas, câncer e até problemas neurológicos. No entanto, pouco se fala sobre a relação desse hábito com a dor nas costas. 

O fumo como vilão da coluna

Estudos têm demonstrado que o tabagismo pode aumentar as dores musculares e articulares. Além disso, quando associado ao processo de envelhecimento, aumenta as chances de doenças articulares, com o aparecimento, principalmente, das artrites, artrites reumatóides ou osteoartrites. 

As pesquisas científicas também apresentam uma estreita ligação entre o tabagismo e o aumento da dor lombar, doenças do disco intervertebral e complicações pós-operatórias após cirurgias de coluna. 

Parar de fumar pode ser a solução

Os dados apontam que os indivíduos que pararam de fumar tendem a diminuir o desconforto da dor nas costas. Além da diminuição da dor dos ex-fumantes, os tratamentos para reabilitar as lesões são mais efetivos. 


Mesmo com muitos anos de tabagismo, parar de fumar já é um importante passo para a prevenção de dores na costas. E a grande culpada disso tudo é a nicotina, que, além de causar dependência, tem efeito vasoconstritor na microcirculação sanguínea. Isto é, diminui o diâmetro dos pequenos vasos, dificultando o aporte sanguíneo de oxigênio e nutrientes que as células recebem, o que interfere no funcionamento ideal de músculos e ossos. 

Prevenir é o melhor remédio

Em se tratando de dor nas costas, a prevenção é a melhor solução. Não basta apenas controlar o tabagismo, mas, também, o peso e manter uma prática regular de exercícios físicos. 

Com a musculatura fortalecida e flexível, e o aporte sanguínea adequado, além de uma boa alimentação e hábitos saudáveis, a probabilidade de um indivíduo vir a ter dor nas costas cai significativamente. 
O estresse e a má postura também são outros fatores causadores de dores nas costas. Então, é importante manter uma boa postura ao caminhar, sentar-se, dormir e durante o trabalho. Além disso, procurar atividades de lazer ou outros mecanismos de relaxamento podem ser grandes aliados no combate ao estresse. 


MINHA VIDA

Nenhum comentário: