Programa Brasil sem Homofobia?
O Programa Brasil Sem Homofobia foi lançado em 2004, a partir de uma série de discussões entre o Governo Federal e a sociedade civil organizada (Organizações Não-Governamentais, entre outras), com o objetivo de promover a cidadania e os direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), a partir da equiparação de direitos e do combate à violência e à discriminação.
O Programa é constituído de diferentes ações voltadas para:
O apoio a projetos de fortalecimento de instituições públicas e não-governamentais que atuam na promoção da cidadania LGBT e/ou no combate à homofobia;
A capacitação em direitos humanos para profissionais e representantes do movimento LGBT que atuam na defesa de direitos humanos;
A disseminação de informações sobre direitos, de promoção da auto-estima LGBT; incentivo à denúncia de violações dos direitos humanos da população LGTB.
O Programa busca o reconhecimento e a reparação da cidadania da população LGBT, compreendendo como uma parcela relevante da sociedade brasileira que possui menos direitos por razão ligadas ao preconceito e a discriminação por sua orientação sexual e identidade de gênero, além dos preconceitos e das discriminações por raça, etnia, gênero, idade, deficiência física, credo religioso ou opinião política.
Não podemos compartilhar que a sociedade brasileira seja justa, igualitária, democrática e tolerante se ela não combater todas as formas de preconceito e discriminação existentes em seu meio. Por isso, a importância de contribuir para a construção de uma cultura de paz estimulando o respeito a todas as diferenças. Neste sentido, o Programa Brasil Sem Homofobia, representa um marco histórico e importante, pois volta-se para as necessidades e reivindicações da população LGBT, propondo estratégias claras de combate a discriminação e o preconceito em razão da orientação sexual e da identidade de gênero.
http://www.adolescencia.org.br/site-pt-br/brasil-sem-homofobia
Nenhum comentário:
Postar um comentário