Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Existe relação entre a cor de um alimento e os nutrientes que ele fornece?

Existe relação entre a cor de um alimento e os nutrientes que ele fornece?
Os nutrientes em si - proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais - não possuem cor. Mas existem pigmentos (substâncias que dão cor aos alimentos) que, apesar de não terem propriedades nutritivas, são grandes aliados no combate e na prevenção de doenças. Um bom exemplo são os carotenóides, responsáveis pelo colorido de várias frutas, verduras e legumes. "Essa é a família do betacaroteno, encontrado principalmente em vegetais amarelos, alaranjados e verde-escuros. Já o licopeno, famoso por seus benefícios no combate ao câncer de próstata, é o pigmento que dá ao tomate sua cor vermelha. Em outra família, a dos flavonóides, há a antocianina, fonte das tonalidades vermelha-escura, roxa e azulada em alimentos como as uvas e a beterraba", afirma a nutricionista Soraia Covelo Goulart, do Hospital Universitário da USP. Devemos lembrar, porém, que nem sempre os nutrientes mais importantes se manifestam assim.

A vitamina C, por exemplo, está presente em uma grande variedade de frutas, mas não pode ser identificada por nenhuma cor. Por outro lado, a clorofila, principal responsável pela coloração verde dos vegetais, não é considerada um nutriente. "Existem estudos ainda em andamento para confirmar sua atuação como agente de combate aos radicais livres, aquelas moléculas liberadas pelo organismo que provocam doenças, processos degenerativos e envelhecimento. No entanto, não existem propriedades nutritivas na clorofila", diz Soraia.
Arco-íris à mesaQuatro pigmentos de alimentos fazem bem à saúde

CORES - Amarelo, alaranjado, verde-escuro

PIGMENTO - Betacaroteno

FONTES - Mamão, manga, damasco, cenoura, abóbora, mandioquinha, brócolis, couve, escarola, almeirão, espinafre

BENEFÍCIOS - Pode se transformar em vitamina A caso o organismo precise. Fortalece o sistema imunológico e ajuda na prevenção do câncer (principalmente de pulmão) e da cegueira noturna, além de deixar a pele saudável

CORES - Vermelho

PIGMENTO - Licopeno

FONTES - Tomate (principalmente em forma de molho e ketchup), melancia, goiaba

BENEFÍCIOS - Antioxidante, combate os radicais livres, auxiliando na prevenção do câncer de próstata, de mama e no combate ao envelhecimento. Em conjunto com outros antioxidantes ajuda a diminuir o colesterol

CORES - Vermelho, roxo, azulado

PIGMENTO - Antocianina

FONTES - Uva, vinho tinto, framboesa, amora, açaí, beterraba

BENEFÍCIOS - Antioxidante, combate os radicais livres, ajuda na redução do colesterol, na prevenção do câncer e da aterosclerose (degeneração das artérias)

CORES - Branco

PIGMENTO - Antoxantina

FONTES - Cebola, alho, couve-flor

BENEFÍCIOS - Antioxidante, combate os radicais livres, ajuda na redução do colesterol e na prevenção do câncer.

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/existe-relacao-entre-a-cor-de-um-alimento-e-os-nutrientes-que-ele-fornece

Nenhum comentário: