Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Quase dobra o número de homens e mulheres que se casam com mais de 50 anos.

IBGE divulgou hoje a pesquisa Estatísticas do Registro Civil que mostra a evolução dos casamentos realizados no Brasil

Foto: Reprodução

Eles vivem mais e cada vez melhor. O aumento da expectativa de vida fez com que a terceira idade percebesse de vez que ainda há muito tempo para viver, descobrir novos potenciais e aproveitar para realizar alguns sonhos antigos. Agora, a fase também é marcada pela busca do companheiro ideal. Os casamentos de pessoas com mais de 50 anos quase dobraram nos últimos dez anos no país.

A pesquisa Estatísticas do Registro Civil, divulgada nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que, em 2003, a taxa de nupcialidade dos grupos de idade das mulheres com mais de 50 anos era de 7,1%. Em 2013, esse número subiu para 13,3%. Entre os homens, há dez anos a taxa era de 10,4% e, em 2013, o número fechou em 19,4%.
- É possível que muitos desses casamentos não sejam o primeiro. As pessoas estão, hoje, mais tranquilas para acabar com um casamento que não deu certo e partindo para uma nova relação. Além disso, estão adiando, cada vez mais, o casamento e priorizando a carreira profissional e a estabilidade econômica – aponta Maria Alice Rodrigues, especialista em Direito de Família.
Segundo o IBGE, a partir dos 50 anos, os casamentos seguem em alta nessa faixa etária porque é mais fácil realizar o divórcio, atualmente.

– A partir de 2011, uma emenda constitucional permitiu que o divórcio seja feito de forma rápida e menos desconfortável. Casais sem filhos ou com filhos com mais de 18 anos podem fazer o processo de forma ainda mais fácil. Isso facilitou a vida das pessoas – aponta a especialista.

A gerente de pesquisas sociais do IBGE, Cristiane Moutinho, explica que antes dessa emenda os processos de divórcio levavam anos para serem finalizados e, muitas vezes, os casais desistiam de oficializar o fim do relacionamento.
De acordo com a pesquisa, a taxa de divórcio entre os homens com mais de 50 anos é de 14,76% enquanto as mulheres somam 9,9%.

ZERO HORA

Nenhum comentário: