Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Energia nuclear no Brasil

Energia nuclear no Brasil


Por Natália Petrin
A energia nuclear produzida pelo Programa Nuclear Brasileiro abrange um amplo uso, massempre para fins pacíficos. O programa conta com aproximadamente 3 mil instalações em todo o país, que usam material ou até mesmo fontes radioativas como combustível para setores da produção industrial, ou no campo da saúde e pesquisa, principalmente na área química. Apesar de ser muito utilizada, a energia produzida por meio de combustível nuclear é muito pequena quando comparada à energia hidrelétrica e termoelétrica.

Foto: Reprodução
O consumo de energia elétrica no Brasil

O Brasil é um país com alto consumo de energia elétrica. Está atrás apenas de alguns países como a Alemanha, a Suíça e Estados Unidos, além de outros. Boa parte da população tem acesso precário à energia, ou não possui acesso algum, de modo que a utilização de energia nuclear foi uma opção para aumentar a disponibilidade da energia elétrica à população. No Brasil, estima-se que apenas uma quantidade média de 25% do potencial hidrelétrico do território nacional é aproveitado. O Brasil possui ainda, segundo alguns especialistas, a sexta maior reserva mundial de urânio, que é um elemento indispensável na produção de energia nuclear. Além disso, a energia hidrelétrica cobra um alto preço ambiental proveniente da implantação de suas fundações, alterações nos cursos dos rios e o desmatamento do entorno da área.

O Brasil possui duas usinas em operação, a Angra 1 e Angra 2 que estão instaladas no município chamado Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro. O potencial de geração delas é de 2 mil megawatts, e uma terceira usina será inaugurada em 2015, aumentando esse potencial em 1080 megawatts.
Aplicações e benefícios

Entre os principais benefícios do uso da energia nuclear, está a não utilização de combustíveis fósseis. A energia, que antes era considerada uma vilã, passou a ser defendida por algunsecologistas, pois não gera gases de efeito estufa, defendendo ser essa uma forma de combater o aquecimento global. A energia é usada no Brasil para gerar eletricidade, pois aproveita-se do calor emitido na reação para aquecer a água que se torna vapor, movimentando um turbogerador.
Malefícios da energia nuclear

Apesar de possuir alguns benefícios, a energia nuclear carrega malefícios. Um deles, é o problema com os resíduos radioativos, que são restos da fissão nuclear, fonte para a produção da energia. O lixo e seu armazenamento não são uma questão simples, pois qualquer que seja o destino, trará degradação e risco à toda a população que tenha contato com a região onde está o material.

http://www.estudopratico.com.br/energia-nuclear-no-brasil/

Nenhum comentário: