Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Fatores que alteram o clima

Fatores que alteram o clima


Por Natália Petrin

Muitos elementos alteram o clima e é essencial que suas causas e consequências sejam estudadas. Com isso, podemos entender a importância e a urgência de atitudes de prevenção da destruição do meio ambiente, e outras precauções. Alguns dos fatores são a poluição do ar, chuva ácida, efeito estufa, entre outros. Existem dentro dos fatores, divisões entre aqueles que são naturais e os causados pelo homem. Entre os naturais, encontramos:
Foto: Reprodução
Correntes marítimas

Responsáveis por alterar as temperaturas para mais altas ou mais baixas, as alterações das correntes marítimas interferem no clima contribuindo com a pluviosidade e a umidade do ar.
Massas de ar

Podendo ser polares ou da zona do equador, a primeira fria e a segunda quente, a movimentaçãodas massas de ar determina a pressão atmosférica, além do vento e as condições do clima.
Movimento da Terra

É responsável pelas estações do ano e intensidade da radiação solar.
Eventos climáticos

Alguns eventos climáticos como El Niño e La Niña, em processos de troca de energia e umidade entre a baixa atmosfera e a superfície dos oceanos, são responsáveis também pelas alterações do clima.
Efeito estufa

O efeito estufa é o aquecimento térmico que acontece na Terra. Ele é responsável pela manutenção da temperatura em condições ideais para a sobrevivência.
Fatores causados pelo homem
Poluição do ar

A poluição é gerada, principalmente devido à queima de combustíveis fósseis em transportes, na produção fabril e na geração de energia, por exemplo, comuns em grandes centros urbanos e industriais.

Além de prejudicar o planeta, a liberação de alguns gases é prejudicial para a saúde. Por exemplo, o CO, comumente liberado dos escapamentos de veículos é prejudicial e pode ser muito perigosopara aqueles que possuem problemas cardíacos. O gás reage facilmente com a hemoglobina, diminuindo a quantidade de oxigênio no sangue podendo, sua inalação, causar ainda vertigem, náusea, inconsciência e, em casos extremos, a morte. E o CO2, também liberado pela poluição, altera o clima, pois quando em excesso na atmosfera, ajuda a intensificar o efeito estufa.
Chuva ácida

Causada pela poluição do ar, a chuva ácida é ocasionada pela liberação de resíduos gasosos como óxidos de nitrogênio e de enxofre, derivados da queima de carvão e de petróleo. Essas substâncias, em contato com a água, formam ácido nítrico e sulfúrico, presentes na precipitação das chuvas ácidas. Com ela, são liberados metais tóxicos que estavam presentes no solo, que podem alcançar os rios e acabar sendo ingeridos pelo homem, causando problemas de saúde. Além disso, a chuva corrói materiais usados em construções, mata árvores, afeta plantações e prejudica a vida animal existente em lagos.
Camada de ozônio

A camada de ozônio é responsável pela proteção da Terra contra as emissões dos raios solares. O processo de aparecimento de buracos nessa camada é normal, mas a atuação dos seres humanos na emissão de substâncias químicas halogenadas artificiais intensificam o processo da destruição da camada de ozônio, que deixará de proteger o planeta dos raios, ocasionando em um aumento da temperatura.
O que fazer?

É importante, que cada um dos países do planeta tome algumas atitudes para prevenir a destruição da camada de ozônio, a ocorrência de chuvas ácidas e a diminuição da poluição atmosférica, que intensificam os problemas já existentes e modificam diretamente o clima. Com as medidas que já são tomadas em alguns países, será possível diminuir as tensões que a poluição traz para o planeta, mas é preciso que todos assumam seu papel na redução da emissão de gases poluentes.

http://www.estudopratico.com.br/fatores-que-alteram-o-clima/

Nenhum comentário: