Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Era mesozoica

Era mesozoica

Por Natália Petrin
Com duração estimada em cento e quarenta milhões de anos, a era mesozoica aconteceu após a era primária e antes da era cenozoica. Dividida em três períodos, Jurássico, Triássico e Cretássio, a era mesozoica não foi marcada por transformações orogênicas, ou seja, não houve formação de cadeias montanhosas.

A era mesozoica – meso = meio e zoico = vida – é a quarta na ordem das eras geológicas, e apresenta características marcantes como o vulcanismo intenso, desenvolvimento dos animaismamíferos, desenvolvimento da flora e mais duas, consideradas as mais marcantes: a sedimentação dos fundos marinhos que deu origem às grandes jazidas de petróleo exploradas naatualidade, e a origem dos grandes répteis – os dinossauros.

Foto: Reprodução
Principais características

De forma resumida, podemos dizer que a era foi marcada pelas grandes revoluções alpinas e pequenos movimentos epirogênicos, que geraram os deslocamentos das linhas litorâneas. Houve um grande desenvolvimento dos répteis que passaram a dominar o meio ambiente. Além disso, surgiram nessa época os primeiros pássaros e animais mamíferos, mas que só atingiram o desenvolvimento pleno na Era Cenozoica. Houve o aparecimento de forma vegetais angiospermas e o clima era predominantemente quente e uniforme, mas com tendência de resfriamento dos polos. Além disso, estabeleceram-se nesta fase as zonas climáticas e as estações do ano.
Divisão da Era Mesozoica

Para um estudo mais detalhado, a era mesozoica foi dividida em três grandes períodos a serem explicados a seguir.

Período Triássico

Durante o período triássico, todos os continentes ainda encontravam-se agrupados, formando a Pangeia – um único continente. Os primeiros fósseis de animais mamíferos encontrados datam dessa época, e começaram a surgir os répteis de diversos tipos.

Período Jurássico

O período jurássico teve um aumento no nível da água dos oceanos, originando os mares intracontinentais. Também neste período começou a divisão da Pangeia, iniciando o processo de separação dos continentes, além de ser marcado pela evolução e pela diversidade da fauna e dos dinossauros, que passaram a ser encontrados em maiores quantidades com espécies tanto terrestres, como aéreas e marinhas. Começam a surgir as sedimentações que originaram as reservas petrolíferas.

Período Cretássio

A separação de alguns continentes como a África e a América do Sul acontece neste período, último dessa era. Neste período houve a extinção dos dinossauros, fato que acabou com a Era Mesozoica e marcou esse período. Acredita-se que a extinção foi causada pelo impacto de um meteoro na Terra que, além de causar a extinção, afetou o clima e as condições dos seres no planeta.

http://www.estudopratico.com.br/era-mesozoica-caracteristicas-e-divisoes/

Nenhum comentário: