Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

terça-feira, 14 de abril de 2015

ACUPUNTURA

Acupuntura ou Acupunctura é um ramo da Medicina tradicional chinesa e um método de tratamento chamado complementar de acordo com a nova terminologia da OMS - Organização Mundial da Saúde.

Acupuntura consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, chamados de "Pontos de Acupuntura", para obter efeito terapêutico em diversas condições.

Atribui-se o nome Acupuntura, a um jesuíta europeu que retornando da China, no século XVII, adaptou os termos chineses Zhen Jiu, juntando as palavras latinas Acum (que significa agulha) e Punctum (picada ou punção).


A acupuntura é um tratamento milenar, existe a mais de 5.000 anos, continuando ativa até hoje. Este grande tempo de existência é devido a sua eficácia que deve-se em tratar a causa das doenças e de forma totalmente natural. 
A acupuntura é o modo de restaurar, o bom funcionamento energético do nosso organismo, de uma forma natural, sem uso de produtos químicos, nem biológicos. Apenas reequilibrando a eletricidade corporal, que é a responsável pelo bom funcionamento de todos os órgãos e tecidos. 



Uma pessoa com azia pode ingerir um antiácido (como é comum) para bloquear o ácido em excesso naquele momento, mas esta mesma pessoa poderia usar acupuntura que faria com que seu organismo não estivesse produzindo ácido em excesso. 
Esta é a filosofia e funcionamento da Acupuntura: harmonizar a energia do nosso corpo, para tratar a causa da doença.
Fonte: Wikipédia




BREVE HISTÓRICO DA ACUPUNTURA:

É impossível sabermos ao certo como surgiu a acupuntura. Fatos muito antigos quando não são muito bem documentados, acabam por deixar-nos em dúvida o que é história e o que é lenda. 
Existe uma lenda sobre um guerreiro chinês que retornou de uma batalha curado de sua doença, isso por ter sofrido algumas flechadas, e ainda que os sábios da época, pesquisando o porque da cura, chegaram a conclusão que os locais do corpo, que foram atingidos, tinham uma relação com a antiga doença do guerreiro, e a partir daí iniciaram pesquisas intermináveis que foram se aprimorando, geração após geração. Desta forma os pontos de Acupuntura e seus meridianos foram mapeados.


Um dos livros mais antigos e importantes sobre acupuntura é o "HOANG TI NEI KING SU WEN" , ou seja, "CLÁSSICO DE MEDICINA INTERNA DO IMPERADOR AMARELO", este livro foi gerado em +/- 4.000AC, porém só foi escrito por volta do ano 300AC. Apesar de ser um livro escrito há tanto tempo, mantém seus conceitos usados até hoje, devido ao seu avançado conhecimento. Já descrevia a circulação do sangue "...o sangue circula pelos vasos , como num círculo, e jamais para durante a vida, o coração regulariza o curso do sangue no corpo.. " o Ocidente só descobriu isto em 1619, por Sir Willian Harvey, ou seja, centenas de anos após. 
Este é apenas um exemplo entre inúmeros, para mostrar como a Medicina Chinesa sempre foi tão avançada, mesmo a milênios atrás. 
Hoje, aliamos a sabedoria milenar da acupuntura, com o desenvolvimento tecnológico de nossos dias, usando equipamentos eletrônicos modernos,: Acupuntura sem agulhas através de correntes eletrônicas, e o Raios Laser no exercício da Acupuntura. 


DOENÇAS TRATADAS COM ACUPUNTURA 
A acupuntura não classifica as doenças tão restritamente como estamos acostumados aqui no Ocidente. Para a acupuntura não existe uma doença, mas sim um doente que necessita de um tratamento geral, visando seu equilíbrio como um todo. 
Porém como forma ilustrativa, citarei alguns sintomas mais comuns que levam os pacientes a procurarem a acupuntura e que obtém êxito na cura dos seus males:

Doenças tratadas:

DEPRESSÃO - ASMA - TENDINITES -INSÔNIA - BRONQUITE - DOR NA COLUNA - ANSIEDADE - SINUSITE / RINITE - GASTRITE - OBESIDADE - ENXAQUECA - HEMORRÓIDAS - DERRAME CEREBRAL - EJACULAÇÃO PRECOCE - DISFUNÇÃO ERÉTIL. - ETC...


A Acupuntura no Ocidente

Notícias sobre uma forma exótica de medicina praticada pelos chineses já chegavam ao Ocidente desde 1255, com a "Viagem à Terra dos Mongóis", de William de Rubruk. Padres jesuítas portugueses, ao viverem longos períodos no Japão à partir do século 16, puderam conhecer mais detalhes da forma japonesa de praticar a medicina chinesa. No século 17 começaram os relatos médicos propriamente ditos, feitos por médicos ocidentais que viveram na Ásia, como Jakob de Bondt, Buschof, Willem ten Rhijne, Engelbert Kaempfer. Houve então um período de enorme interesse pela acupuntura, que já havia passado quando Dabry de Thiersant publicou em 1863 "A Medicina dos Chineses", citando inclusive trechos do "Da Cheng". Talvez por causa da presença francesa na Indochina, somente na França ainda encontraríamos algum interesse esporádico em acupuntura, até que Soulié de Morant publicou "A Acupuntura Chinesa". Soulié de Morant tentou despertar o interesse médico pela acupuntura, porém o fato de não ser médico contribuiu para uma reação negativa por parte da comunidade científica da época.
Alguns dos termos empregados por ele, como "energia", "meridianos", permanecem em uso até hoje em algumas escolas ocidentais de acupuntura. 
Depois, surgem os trabalhos de Chamfrault, e Niboyet, médicos franceses pioneiros, além de Nguyen van Nghi, médico vietnamita que vive na França. 
O interesse da comunidade médica foi finalmente aceso quando houve a notícia de que o jornalista americano James Reston foi tratado com acupuntura, e de que na China a acupuntura era usada como analgesia em cirurgias. Várias clínicas de dor crônica passaram a usá-la como terapia, e com o despertar do movimento alternativo, mais e mais médicos passaram a se interessar pela acupuntura.

Nenhum comentário: