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PENSE NISSO:

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segunda-feira, 25 de maio de 2015

Atividades de Língua Portuguesa

Atividades de Língua Portuguesa



Questão 1

Na palavra  poesia , temos dois encontros vocálicos; identifique-os pondo um X na alternativa correta:
a) hiato / hiato [     ]
b) ditongo / hiato [     ]
c) hiato / ditongo [     ]

Questão 2

Separe as sílabas e classifique o encontro vocálico usando [ H ] para hiato, [ D ]para ditongo e [ T ] para tritongo:
a) janeiro [     ]: _____________________
b) série [     ]: _____________________
c) iniciada  [     ]: _____________________
d) bilhão  [     ]: _____________________
e) adiar [     ]: _____________________
f) álcool [     ]: _____________________
g) averiguei [     ]: _____________________


 Questão 3

Leia a frase:
No hotel, o hóspede inglês tomou chá de hortelã.
a) Quantas vogais aparecem na frase? _____
b) E quantas consoantes? ______
c) Quantas letras? ______
d) Quantas sílabas? ______
e) Escreva as palavras da frase em ordem alfabética.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________


 Questão 4

Separe as sílabas, grife a tônica e classifique-a quanto à posição da sílaba tônica.
Anzol: _______________________________________________
Atenção: ____________________________________________
Almanaque: ____________________________________________
Máximo: ____________________________________________
Difícil: ____________________________________________
Jardim: ____________________________________________

Questão 5

Escreva uma frase usando:
a) sinal de exclamação:______________________________________________________
b) sinal de interrogação: _____________________________________________________
c) um travessão: ___________________________________________________________

Questão 6

Leia o texto a seguir e depois responda às questões propostas:

Durante os primeiros 350 anos de História do Brasil, o extrativismo foi ininterrupto e intenso. Nos últimos 150 anos, não sobrou muito o que cortar. O pau-brasil, madeira-símbolo do país, foi exportado para a Europa como corante de tecidos até a metade do século XIX. Hoje essa árvore tornou-se rara na Mata Atlântica. Não é de estranhar que conste da relação das espécies ameaçadas de extinção do Ibama e de entidades ambientalistas.
(Adaptado da Revista Época, 1998)

a) As terras que hoje formam o Brasil foram descobertas em 1500 e nos 350 anos seguintes o extrativismo foi ininterrupto e intenso. Até que ano isso aconteceu? __________________________________________________________________________

Questão 7

Leia o texto:

A Região Norte abriga a maior população indígena do país. Das 587 áreas indígenas, 306 ficam naquela região. Segundo a Funai, cerca de 164 mil indígenas de diferentes etnias vivem no Norte, principalmente nos estados do Amazonas, Pará e Roraima. Os Tikunas, habitantes, principalmente, do Alto Rio Solimões, é a maior das etnias, com 30 mil indígenas. A menor etnia é dos Juma, com menos de 10 representantes. No Amazonas são faladas mais de 60 línguas indígenas.
(Fontes: Almanaque Abril 2003 e www.funai.gov.br)

Agora, faça o que se pede:

a) Quantas áreas indígenas ficam na Região Norte?
b) Pesquise e descubra o significado da sigla Funai.
c) Segundo o texto, quanto indígenas vivem na Região Norte?

http://profkathiabazoni.blogspot.com.br/2013/03/atividades-de-lingua-portuguesa.html
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