Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

domingo, 30 de agosto de 2015

Exercícios - Orações Subordinadas IV

Exercícios - Orações Subordinadas IV


1) O poema intitula-se ‘Dúvidas’.
a) Que tipo de dúvida o eu-lírico (voz que fala no poema) demonstra ter?

b) Ele tem certeza sobre a vontade da menina? Justifique.

c) Os versos “Ah, como grita o meu peito... Cala a boca, coração!” demonstram que sentimento por parte do eu-lírico?

d) Afinal, por que ele está se sentindo assim com relação ao beijo?

e) O que o impede de demonstrar seus sentimentos e tomar a iniciativa?


2) Observe que a 1ª e a 5ª estrofe são iguais. Que efeito essa repetição causa?
( ) Reforça a dúvida que ele sente e sua insegurança.
( ) Mostrar que a menina está mesmo em dúvida.

3) O poema apresenta algumas orações subordinadas substantivas, todas do mesmo tipo. Observe:
“eu sinto que ela quer.”
“eu acho que não.”
“Ela não pode desconfiar que este vai ser o meu primeiro...”
Todas essas orações têm a função de completar o sentido do verbo da oração principal. Sendo assim, classificam-se como:
(  ) subjetivas               (  ) objetivas diretas                   (  ) completivas nominais
(  ) predicativas            (  ) objetivas indiretas                (  ) apositivas


Respostas:
1) a) Se beija ou não beija a garota.
b) Não, porque ele diz que às vezes sente que ela quer e às vezes acha que não.
c) Ele está nervoso, ansioso, com o coração a mil.
d) Porque é seu primeiro beijo.
e) A vergonha e a falta de jeito.

2) Reforça a dúvida que ele sente e sua insegurança.

3) objetivas diretas

http://sugestoesdeatividades.blogspot.com.br/2013/06/exercicios-oracoes-subordinadas_8027.html

Nenhum comentário: