Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

domingo, 30 de agosto de 2015

geografia -- Zona da Mata


É chamada de Zona costeira brasileira a faixa litorânea de mais de 8,5 mil quilômetros de extensão, que se estende do Norte (Cabo Orange, na foz do Rio Oiapoque) ao Sul do país (Chuí). Refere-se a uma parte terrestre, que abrange diferentes estados e municípios, e a uma parte marinha, chamada de mar territorial brasileiro, que corresponde a uma largura de 12 milhas náuticas apartir da costa.


Devido a sua extensão, a Zona Costeira brasileira é formada por uma grande diversidade de ecossistemas. Na costa das regiões Norte, Nordeste e Sudeste oclima é tropical.

Ao Norte, a área costeira é rica em matéria orgânica, oriunda da grande quantidade de material e partículas em suspensão que tem origem na Bacia Amazônica. Em alguns trechos, a faixa tem mais de 100 km de largura, com grandes manguezais e matas de várzea de marés. Graças à baixa densidade de ocupação, a região sofre pouco impacto ambiental, permanecendo preservada.

Na costa da região Nordeste existe uma área abundante em recifes, corais e algas calcareas, locais de imensa diversidade biológica. Em terra, predominam as praias arenosas, dunas, falésias e arrecifes de arenito. Matas e manguezais também são encontrados.

Do Recôncavo Baiano até o estado de São Paulo a região costeira, chamada de litoral sudeste tem como principal característica o predomínio da Serra do Mar, com pequenas enseadas e várias baías em uma costa muito recortada. São encontrados recifes, arenitos e falésias, sendo que as praias são caracterizadas pelas areias mais escuras.

Na região costeira da região Sul o clima é subtropical. Nessa faixa, são encontradas baías e lagoas, assim como costões rochosos, manguezais erestingas, além de praias arenosas. O assoalho marinho é predominantemente arenoso, mas também são encontradas formações rochosas e focos de solo lodoso.

A parte terrestre da zona Costeira Brasileira concentra quase um quarto da população brasileira. Treze capitais de estados brasileiros encontram-se nessa faixa, na qual antes predominava a Mata Atlântica. Os maiores trechos da costa brasileira nos quais ainda são encontradas manchas residuais de Mata Atlântica correspondem as Serras do Mar dos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

Referências:

OLHAR AMBIENTAL. Disponível em: http://www.profotos.com.br/Olhar_Ambiental/ZonaCosteira.htm Acesso em 17 dez. 2010.

ZONA COSTEIRA. Disponível em: http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/biomas/bioma_costeiro/ Acesso em 17 dez. 2010.

A ZONA COSTEIRA BRASILEIRA. Disponível em: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agua/ecossitema_costeiro/a_zona_costeira_brasileira.html Acesso em 17 dez. 2010.

Nenhum comentário: