Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Os dois Gatos- Fábula de Florian traduzida por Mário Quintana

Os dois gatos

Dois bichanos, nascidos ambos sob o mesmo teto. Eram, como sucede entre manos, diferentes de humor, como de aspecto.

O mais velho dos dois, dava gosto de olhá-lo. Dir-se-ia um cônego em arminho. Tão rechonchudo era, liso e bem disposto. Olhar todo carinho...
E, além do mais, dado à preguiça e à gula.

Quanto ao caçula...

Ora! Vede se tinha compostura aquilo...Um verdadeiro gato pingado! Sobre a espinha recurva ao feitio de uma rede, não tinha mais que a pele, o desgraçado. No entanto passava a noite, o dia inteiro, a correr, do porão à água-furtada, na tenaz procura de possível caça. Apesar disto...nada!
Sempre chupado como um gato em passa...

Lá um dia, diz ele a seu irmão:
--Eu sempre no serviço e tu, sempre, no sono, ó sorte desigual! Por que motivo então nos trata o nosso dono, a ti, tão bem e a mim tão mal? Não, francamente, eu não compreendo isso...

O mais velho respondeu:

--Mas é claro! Só Deus sabe a existência que tu passas...E todo esse trabalho cansativo e longo pra afinal, de raro em raro, comer, tristonhamente, um triste camundongo!...”

--Pois não é meu dever? Diz o caçula.

--Seja! Mas eu, meu caro, eu estou sempre ao lado do patrão. Divirto-o com minhas graças, esfrego o pelo em suas calças e ronrono e me enrosco e me contorço...E assim, sem maior esforço, vou ganhando um vidão regalado e tranqüilo. Carícias falsas e maneiras fúteis, isso agrada ao patrão...Mas tu, para teu mal, só o que sabes é servi-lo!
Olha, maninho,o essencial é fazermo-nos hábeis e não só úteis! 
( Extraída do livro Nariz de Vidro- páginas 54 e 55- Editora Moderna)



1- Descreva os dois Gatos:

a) Gato mais velho-

b) Gato caçula=


2- Adjetivo dos personagens:

a) gato mais velho-

b) gato caçula-



3- Separe as sílabas das palavras abaixo e classifi-

que quanto o número de sílabas:


4- Encontre no texto palavras proparoxítonas:


5- Você tem algum bichinho de estimação? Escreva 

sobre ele. Faça um texto com no mínimo 3 

parágrafos e 15 linhas.

EDUCAÇÃO S/A

Nenhum comentário: