Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Higiene:


Para se ter uma vida saudável, é preciso, dentre outras medidas, manter bons hábitos de higiene.

Para isso são necessárias algumas atitudes como: escovar os dentes ao acordar, após as refeições e antes de dormir, fazendo o uso de fio dental; tomar banho, lavar os cabelos, limpar as orelhas, limpar a cavidade do nariz, cortar as unhas, lavar as mãos sempre que estiverem sujas ou suadas, dentre outras.

Muitas crianças não gostam de tomar banho nem de lavar os cabelos, choram nessa hora, fazendo com que o momento se torne desagradável. Tomar banho, ao contrário do que pode parecer, traz bem-estar para o corpo, deixando-o fresco e limpo.Além disso, é ótimo para relaxar. Durante o banho é importante que todas as partes do corpo sejam lavadas, da cabeça aos pés.


É importante também verificar se não há piolhos e lêndeas na cabeça, pois eles causam coceira e irritação, podendo passar para a cabeça de outras pessoas. Os piolhos gostam de cabelos e cabeças sujas, por isso é importante mantê-los limpos, penteados e cuidados.

As cáries também podem surgir em consequência da falta de higiene na boca. Elas são causadas por bactérias que se alimentam dos restos de comida que ficam na boca, liberando substâncias que formam buracos nos dentes, e provocam muita dor. Por isso é importante a escovação e o uso do fio dental depois, para retirar os restos de comida que ficaram armazenados no meio dos dentes. Uma boca mal escovada também pode apresentar dentes amarelados e mau hálito (“bafo fedido”).


Quem nunca viu uma pessoa limpando o nariz com o dedo? Isso não é uma atitude correta, pois a meleca retirada, chamada muco, contém impurezas, além de micro-organismos, como certas bactérias. Além disso, suja as mãos. Muito pior que isso são as pessoas que comem o muco tirado do nariz – e agora você já sabe o quanto isso pode ser danoso à sua saúde, além de nojento. Assim, o correto é limpar o nariz na pia do banheiro, assoando-o e, depois, lavando bem as mãos, com água e sabão.

Hoje em dia temos visto o aparecimento de várias doenças cujas vacinas o homem ainda não descobriu. Para evitar muitos desses problemas, é importante manter bons hábitos de higiene e cuidar bem da saúde (se alimentando bem, praticando exercícios, etc.), já que pessoas com a saúde mais fraquinha podem desenvolver doenças com mais facilidade.

Se uma pessoa gripada espirra e tampa a boca e o nariz com as mãos, deve lavá-las o mais rápido possível, pois do espirro saem gotículas de água que podem conter o vírus da doença. Se a pessoa não lavar as mãos, os vírus ficarão ali, e ela poderá, sem querer, deixá-los em todos os lugares em que pegar, como uma maçaneta de porta, por exemplo. Quando outra pessoa, que ainda não teve contato com esse vírus, pega na mesma maçaneta, o vírus passa para sua mão, podendo adentrar em seu organismo, deixando-a doente.


O hábito de cortar as unhas é importante, pois debaixo delas podem ficar armazenados micro-organismos que pode permitr que ocorram doenças. Cortar as unhas não dói, portanto, não há necessidade de chorar ou de ficar com medo.

Na cavidade das orelhas fica acumulada a cera, que serve como uma proteção desse local. No entanto, em excesso ela pode prejudicar a audição e, por isso, as orelhas também precisam ser limpas, com cotonete ou um pano macio. Porém, isso deve ser feito por um adulto, uma vez que é perigoso enfiar objetos dentro dos ouvidos, já que podem ferir o tímpano e causar a surdez.

Viu como é fácil cuidarmos da nossa higiene, mantendo-nos limpos e livres de muitas doenças?

Por Jussara de Barros e Mariana Araguaia
Pedagoga e bióloga especialista em Educação Ambiental
Equipe Escola Kids

Nenhum comentário: