Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Má qualidade de imagem em sua operadora?

Se você está insatisfeito com a qualidade de imagem dos canais de sua operadora, nunca é tarde para relembrar os motivos que pioraram tanto a imagem e som nos canais “digitais” de hoje em dia.


Lembram-se da propaganda: canais com imagem de DVD e som de cinema? Pois é, ela não era muito enganosa. Dezenas de canais de qualquer operadora tem de fato a imagem em 480p (nos canais SD) e 5.1 canais de áudio, igualzinho no cinema. Ninguém pode discordar.

Mas muitas coisa mudou e as operadoras pararam no tempo. Realmente a mudança dos canais do analógico para o sinal digital eliminou fantasmas, chuviscos e outras bizarrices de tempos que tomara que não voltem mais. Mas os assinantes também evoluíram e a maioria dos televisores de tubo, que nem mesmo os medianos 480p atingiam, hoje se empilham nos lixões.

Como agora temos como parâmetro os canais em HD, os antigos SDs ficaram para trás, parecendo ainda mais feios do que realmente são. Quando vistos em televisores com alto nível de contraste e resolução, o choque é ainda maior. Os canais SD não servem mais para os televisores modernos, e este é um fato – se dúvida tente assistir o PLAY TV em um televisor de mais de 50 polegadas…


Imagem que mostra a diferença do detalhamento entre as resoluções SD e HD

Como já diziam os velhos sábios:

Já ouviu falar de alguns ditados como: “a grama do vizinho é sempre mais verde?”, ou ainda “tudo é melhor antes de você ter?” pois é, são máximas que traduzem o que o ser humano é campeão em fazer: comparar. Comparamos o carro, a casa, a conta bancária, a TV por assinatura e mais um monte de coisas materiais. Sempre queremos algo melhor e isso não é de fato algo ruim, mas explica muita coisa.

A imagem dos canais em HD é boa?

Ela pode ser ótima ou terrível. Vai depender da experiência que o assinante que está na frente da TV já teve. Se ele nunca foi ao cinema e nunca viu um filme em Bluray, com qualidade de reais 1080p, achará aquela imagem em 720p da ESPN ou até os 1080i da maioria dos canais como a melhor experiência áudio visual que já teve em sua vida.

Então é normal a divergência de opiniões. Quem assistir um filme inteiro em QUAD FULL HD, em uma tela de menos de 50 polegadas nunca mais vai conseguir aguentar aquilo que é vendido como altíssima qualidade nas operadoras atuais. A imagem SD se tornará pior que a analógico em preto em branco de 50 anos atrás.

Existem diferença de imagem entre as operadoras?

Sim. Dificilmente alguém poderá provar que a diferença de qualidade não exista. Ao assistir uma operadora lado a lado com outra, as diferenças ficam nítidas. Nos vídeos abaixo que eu postei aqui há muito tempo (mais de um ano), dá para entender que desde as cores até o nível de detalhes a diferença é fácil de ser notada. Confira:
e
Ainda que aqui a diferença não seja algo realmente que incomode ou anime o assinante, elas existem. Terá a pior qualidade de imagem aquela operadora que usar maior grau de compressão de seus canais. Ao comprimir, qualidade se vai e espaço se ganha nos satélites. Inclusive, o assunto sobre espaço nos satélites já foi muito discutido, entre 2010 e 2011. Para uma leitura interessante, indico os seguintes posts:
Da época que escrevi o que vocês viram acima até hoje, muita coisa mudou. Tanto SKY quanto Claro TV, Net, Vivo TV e OI TV, incluíram vários canais novos, umas mais outras menos. Algumas fizeram trocas como é o caso da SKY, mais o número sempre cresceu. Milagres não existem, e os planos da SKY em migrar todos os canais do MPEG2 para o 4, trocando os receptores, não vingou conforme prevíamos. Apenas alguns canais migraram, que você confere abaixo:
O que a SKY tentou na época e pretendia para os próximos anos seria uma solução interessante, porém cara, pois envolveria trocar todos os receptores dos clientes que ainda o tinham em SD. Os receptores SD, para quem não sabe, não conseguem trabalhar com codificação dos canais HD, que comprime menos a qualidade dos canais, e economiza muito mais espaço do satélite.

Operadoras vão trocar os receptores?

Provavelmente sim, mas o processo promete ser bastante lento. Assim que o cliente for solicitando mudanças de planos, ou a própria troca de receptores, as operadoras devem incentivar e até oferecer descontos para que o cliente migre de plano para o HD. De uma vez só, dificilmente irá ocorrer.
Na imagem o maior e mais completo receptor da SKY HD com módulo de TV aberta
O caso GVT TV:
A GVT TV, como vocês já devem saber, é uma exceção, trazendo apenas canais em HD ou em SD com o codec de compressão dos HDs. Uma pena que é justo ela que possui o satélite mais comprometido, velho, com pouco espaço, e no lançamento do novo uma tragédia ocorreu. Até o momento nenhum novo satélite foi lançado para dar continuidade nos planos de expansão da operadora.

Os canais obrigatórios – mais um golpe na qualidade

Ainda tivemos a questão dos canais obrigatórios entre 2012 e 2013. Com a inclusão de mais ou menos 10 novos canais SD, com compressão antiga, no mínimo mais um percentual de qualidade de som e imagem foi para o espaço, literalmente. A nova lei foi o golpe de misericórdia nas operadoras que já trabalhavam com um máximo de capacidade e compressão aceitáveis.

A SKY Brasil ainda não incluiu os canais obrigatórios, mas quando fizer será mais um passo em direção a necessidade absoluta de um novo satélite, que já está sendo providenciado há algum tempo e você confere informações abaixo:


É normal na TV paga se deparar com transmissões com péssima qualidade de imagem, principalmente ao vivo

Novos satélites – novos canais e melhorias de qualidade?

No começo pelo menos acreditamos que sim. A SKY TV e a Claro deverão trabalhar com os dois satélites ao mesmo tempo: o atual e o novo, ampliando drasticamente a capacidade. Não temos bola de cristal para saber se elas vão migrar canais do antigo para o novo para dar folego e melhorar a qualidade, mas torceremos que sim.

No caso da OI TV, o SES-6 deverá migrar todos os canais e exigir um ajuste na antenas dos clientes, o que ou será feito aos poucos ou de uma só vez, ainda não sabemos. Caso o SES-6 seja usado para todos os canais, no inicio a qualidade de som e imagem deve aumentar e ir caindo com o tempo e com novos canais.

Concluindo:

Escolher uma operadora de TV pela qualidade de som e imagem não é tarefa fácil. Elas estão niveladas por baixo, tanto via satélite quando à cabo, infelizmente. O que hoje é feio, pode se tornar bonito amanhã quando um novo satélite surgir, e vice e versa. Então acreditamos que não seja sensato dizer aqui qual tem a melhor qualidade, ficando nosso alerta apenas para os motivos.

Vale lembrar também que as operadoras à cabo tendem a levar alguma vantagem no quesito, desde que não sejam gananciosas em economizar recursos. Antes de contratar um serviço, procure assistir os canais, nem que seja na demonstração do estande das operadoras em supermercados e shoppings por exemplo. Se seus canais prediletos só tiverem versão em SD, a escolha tem que ser ainda mais minuciosa.
FONTE:
eXorbeo - Notícias e informações sobre TV por assinatura

Nenhum comentário: