Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sábado, 21 de dezembro de 2013

BATATA: Alimento para a humanidade.

Alimento para a humanidade

batata, conhecida no Brasil como batata inglesa é na verdade originária da região dos Andes, na América, onde vem sendo cultivada a cerca de 7000 anos.
batata só foi introduzida Na Europa no século 16. É uma hortaliça do tipo tubérculo, pertencente à família Solanaceae, a mesma do tomate, berinjela, jiló e pimentão.
É a terceira fonte de alimento para a humanidade sendo superada apenas pelo arroz e trigo.
batata é pobre em gordura e rica em carboidratos. É fonte importante de fósforo, vitaminas do grupo B, e se destaca como fonte de vitamina C entre os alimentos básicos.

COMO COMPRAR

batata pode ser encontrada em uma grande diversidade de cores de casca e polpa. Entretanto, no Brasil, a preferência é por tubérculos de casca e polpa amarelas. Em regiões do Rio Grande do Sul e Santa Catarina também se consome batata de casca rosada e polpa creme.
Compre somente a quantidade necessária para o consumo de 1 a 2 semanas, de modo a ter sempre produto fresco em casa. A maioria dos consumidores prefere batatas de casca lisa, sem defeitos e de ótimo aspecto externo, entretanto pequenos defeitos na casca não comprometem a qualidade da polpa e o valor nutritivo da batata, sendo eliminados quando a batata é descascada. Evite comprar tubérculos brotados porque estes têm menor durabilidade e menor qualidade nutritiva.
Época de melhores preços de setembro a fevereiro.

COMO CONSERVAR

A batata se conserva relativamente bem fora da geladeira por até 2 semanas, quando mantida em local fresco, arejado e escuro. É importante deixar os tubérculos ao abrigo da luz para evitar o esverdeamento. A parte verde pode conter a substância solanina que é tóxica.
Evite armazenar a batata em geladeira pois esta quando mantida sob temperatura muito baixa fica com o sabor adocicado e escurece ao ser fritada.
batata pode ser congelada cozida ou crua. No primeiro caso, cozinhe as batatas, amasse-as como um purê, envolva-o em filme de plástico e congele-as. Ou então, lave as batatas, descasque-as e pique-as em cubos. Mergulhe os pedaços em água fervente por cinco minutos e resfrie-os em seguida colocando-os em uma vasilha com água e gelo. Escorra a água, acondicione os pedaços em filme de plástico e congele.

COMO CONSUMIR

batata é uma hortaliça muito versátil que pode ser utilizada em uma infinidade de pratos, como acompanhamento de qualquer tipo de carne, ave ou peixe ou substituindo o arroz e o macarrão. As maneiras básicas de preparo da batata são a batata cozida, assada e frita. A forma de preparo mais popular, a batata-frita, não é a mais saudável, em função da perda de nutrientes e do excesso de gordura associado a este prato. Enquanto uma porção de batatas cozidas tem 75 calorias, a mesma quantidade de batatas fritas tem 274 calorias. Procure diversificar o uso da batata preparando-a também como salada, sopa, purê, pão, bolo salgado e cozido.
Para cozinhar, lave bem os tubérculos, coloque-os em uma panela com água fervente e sal, e deixe ao fogo somente pelo tempo necessário para que fiquem macios.
A casca da batata é comestível e quando o cozimento é feito com casca a perda de nutrientes é menor. Neste caso, lave bem as batatas em água corrente antes de cozinhá-las. Descasque-as ainda quentes; se estiverem frias, mergulhe-as em água para facilitar a retirada da casca.
Para assar as batatas inteiras e com casca, em forno à gás ou elétrico, faça furos na casca com um garfo, passe manteiga ou azeite na casca e asse por cerca de 1 hora. Para reduzir o tempo necessário para assá-las deve se fazer um pré-cozimento por 5 minutos em água fervente antes de levar ao forno.
Para fritar corte a batata no formato desejado, lave, seque bem e frite em óleo quente até que estejam douradas e macias.
A batata escurece rapidamente depois de descascada e picada. Para evitar o escurecimento deixe-a dentro de água até o preparo do prato.

DICAS

Não é preciso descascar as batatas antes de passá-las pelo espremedor; a casca fica retida no utensílio, enquanto a polpa passa com facilidade.
Faça pequenas bolinhas com as sobras do purê de batata, polvilhe com farinha de rosca e frite como croquetes.
Adicione batatas-cruas cortadas a sopas ou ensopados que tenham ficado salgados demais. As batatas vão absorver o excesso de sal durante o cozimento.
Se desejar que o sabor das batatas usadas em saladas fique mais acentuado, tempere-as quando ainda estiverem quentes.
Fonte: www.cnph.embrapa.br
Batata
Batata

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

A batatinha, batata americana, ou impropriamente, batata inglesa, é originária dos Andes, na América do Sul. Introduzida na Europa através da Inglaterra e da Espanha, é hoje um dos produtos alimentares mais difundidos em todo o mundo.
É uma planta dicotiledônea, família Solanaceae, gênero Solarum, espécie Solanum tuberosum L.. Duas sub- espécies tem importância para a cultura: a subsp. andígena , que caracteriza - se como sendo de dias curtos, e sua utilização se dá apenas como fonte de variabilidade genética nos programas de melhoramento genético e a subsp. tuberosum , considerada de dias longos, é mais adaptada e utilizada para o cultivo comercial.
batata é uma planta herbácea, geralmente pubescente, com altura variável ao redor de 60cm, com caules muito ramificados. A planta pode se apresentar de forma ereta, aberta e decumbente. Na forma ereta os ramos permanecem próximos ao caule, dando à planta um aspecto mais ou menos vertical. Na forma aberta, os ramos ficam mais afastados do caule e, na decumbente, acham-se prostados junto ao solo.
A multiplicação da planta pode ser de forma assexuada ou de forma sexuada. No primeiro caso é feita através dos " tubérculos sementes’’ , sendo o método empregado para exploração comercial. A multiplicação sexuada é feita por intermédio das sementes propriamente ditas, sendo usada apenas nos trabalhos de melhoramento.
A parte subterrânea da planta é formada por raízes, estolões e tubérculos. O turbéculo é a parte aproveitada comercialmente, sendo este um rizoma que se desenvolve e acumula reservas amiláceas. O formato tubérculo e a cor de sua casca ( periderme ) e da polpa são característicos de cada cultivar.
As partes verdes da planta apresentam quantidade elevada de alcalóide venenoso "solanina’’ e, por essa razão, não podem ser utilizadas na alimentação. Entretanto, esse alcalóide falta completamente nos tubérculos, exceto quando estes permanecem expostos à luz. Os tubérculos, além de serem utilizados diretamente na alimentação, são utilizados, também, nas indústrias do álcool, da glicose e de farinhas.

ÉPOCA DE PLANTIO

A época de plantio abrange os meses de agosto, setembro e outubro ( safra de primavera - verão, de primavera ou simplesmente safra ), e os meses de janeiro, fevereiro e março ( safra de outono - inverno, de verão ou safrinha ).
O ciclo da batata é completado com aproximadamente 100 dias, podendo variar de acordo com a cultivar e com as condições ambientais ocorridas durante o desenvolvimento das plantas.

As principais cultivares e suas características

Os principais produtos alimentícios cuja matéria prima é a batata são:
  • Purê de batata
  • Batata frita ( chips, palitos, palha )
  • Batata à vapor
  • Batata assada
  • Nhoque de batata
  • Pão de batata
  • Salada de batata, entre outros aproveitamentos.
BIBLIOGRAFIA
MANUAL DE RECOMENDAÇÃO PARA O CULTIVO DE BATATA NO RIO GRANDE DO SUL E SANTA CARATARINA. FEPAGRO.
Fonte: www.ufrgs.br

Nenhum comentário: