Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sábado, 21 de dezembro de 2013

PALMITO - SUAS VARIEDADES.

Palmito


Melhores variedades

Palmito
Apesar do grande número de plantas que podem fornecer palmito pai consumo, somente o gênero Euterpe , com as espécies edulis e oleracea, vem sendo explorado comercialmente e, mesmo assim em caráter de extrativismo.
Embora não se conheçam normas definitivas; para a exploração racional dessas espécies, podem ser adotadas as seguintes práticas:

Época de plantio (Transplante)

Oito a dez meses após a repicagem.

Espaçamento

Utilizar espaçamento apertado (2 x 2m), em triângulo equilátero.

Semeadura

Maio - junho, em canteiros sombreados.

Repicagem

Mudas com 10-15cm de altura podem ser repicadas para laminados (30 x 10cm) ou saquinhos plásticos.

Tratos culturais

É necessário sombreamento durante os primeiros estádios de desenvolvimento das plantas.

Época de colheita

Seis a sete, anos após o plantio no lugar definitivo.

Observações

No caso de culturas em terras despidas e mata, usar, para o sombreamento temporário. bananeira - prata, e, para o definitivo, Erythirina glauca.
A espécie Euterpe edudis, vulgarmente conhecida como palmito - branco ou juçara, tem por habitat natural as zonas litorâneas do Sul, principalmente os Estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
A Euterpe olerácea, vulgarmente conhecida como açaí, tem por habitat naturaI o Norte.

PALMITO JUÇARA

Palmiteiro

Nome científico

Euterpe edulis Marte

Família

Palmae

Origem

Mata Atlântica

Características da planta

O juçara é uma palmeira esbelta, de estipe reto e cilíndrico, podendo atingir até 15 a 20 cm de comprimento, que não produz perfilhos. Possui folhas pinadas, com pecíolo curto, geralmente pendente, que se encontram inseridas no ápice da estipe. O fruto é uma drupa esférica, com aproximadamente 1,0 a 1,5 cm de diâmetro, de coloração inicialmente verde e, após o amadurecimento, violácea. Uma planta é capaz de produzir até 8 kg de frutos, o que correspondem a quase 6500 sementes/planta.

Características da flor

Flores unissexuadas e reunidas em inflorescências do tipo espádice. Cada espádice é composta por várias espigas ao longo das quais estão inseridas duas flores masculinas e uma feminina.
Atinge 20 m de altura. Tem tronco liso e fino, num tom acinzentado. Entre maio e junho, dá flores miúdas e amarelas. O que se usa como alimento é uma porção de aproximadamente 50 cm da parte terminal do caule - ali, junto às folhas, concentra-se o "creme", opalmito saboroso. Considerado em extinção como produto de extração comercial, ainda se encontra em toda a Mata Atlântica, desde a Bahia até o Rio Grande do Sul, e em planaltos no interior das regiões Sul e Sudeste.
palmito (Euterpes edulis), também conhecido como palmito-doce e juçara, prefere solos pobres e ácidos em áreas úmidas e sombreadas.
Fonte: www.agrov.com
Palmito

Palmito Juçara

Espécie nativa da Floresta Atlântica, dela é retirado o palmito - produto muito apreciado pela culinária mundial. Para esta finalidade, o palmito juçara foi explorado intensamente a partir da década de 70, tornando-se a principal fonte de renda para muitas comunidades da Floresta Atlântica.
Desde então, nenhum plano de manejo da espécie foi efetivamente realizado, levando atividade de corte do palmito ao colapso e ao atual risco de extinção da espécie. Tal situação levou à proibição da atividade de corte do palmito por lei estadual, permitido apenas sua extração em áreas de manejo sustentável.
Entretanto, o excesso de exigências impostas pelos órgãos governamentais para a implantação de reservas de exploração sustentável, tornou a atividade legalizada, impraticável - existem hoje apenas duas reservas de manejo sustentável de Palmito Juçarano Brasil.
Palmito
Sem alternativas econômicas, as comunidades existentes no Vale do Ribeira que tinham a coleta de palmito como principal fonte de renda, foram empurradas para a marginalidade, roubando o produto de Unidades de Conservação (UCs) e propriedades particulares.
Infelizmente, a exploração predatória e ilegal da espécie continua avançando no país e quase todo o palmito juçara comercializado e exportado pelo Brasil atualmente é proveniente dessas atividades.
Predatória do ponto de vista social, econômico e ecológico, a exploração clandestina de palmito não encontra muitas barreiras no país.
Fonte: www.amainan.org

Nenhum comentário: