Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Fábrica de SC lança copo descartável que se decompõe em 12 semanas.

Ação se dá por um processo que transforma o lixo em material orgânico.
Previsão é que produto comece a ser distribuído aos varejistas em março.
O produto foi concebido após um ano e meio de
trabalho
Uma empresa catarinense se prepara para lançar o primeiro copo descartável de fabricação brasileira que se decompõe em um prazo máximo de 12 semanas. De acordo com a indústria, a ação ocorre através de um processo de compostagem, que transforma o lixo em material orgânico.
Chamado de Green by Minaplast, o produto tem como matéria-prima o ácido polilático (PLA), fabricado a partir de plantas como o milho. O copo pode ser usado para líquidos com temperatura de até 40ºC, sendo inviável servir qualquer bebida quente no recipiente, segundo o o diretor da Minaplast, Hemerson De Villa.
"O projeto teve início em 2008. Na época, tivemos muita dificuldade em trabalhar com o novo material e acabamos desistindo. Retomamos em 2012, dessa vez com apoio técnico de uma empresa norte-americana produtora do PLA. Mesmo com esse suporte, foi um grande desafio, pois o material tem propriedades bem diferentes", explicou o diretor.
O Green by Minaplast encontra-se em linha de produção e a previsão é que comece a ser distribuído aos varejistas em março. Conforme Villa, o copo ficou praticamente idêntico aos descartáveis tradicionais. "Já estamos iniciando a comercialização do produto. Inicialmente, serão atendidas grandes redes da região Sudeste, principal mercado consumidor de descartáveis".

Produção

A expectativa é que no primeiro semestre do ano a fábrica produza 10 milhões de copos nos formatos 200 ml e 300 ml. O diretor da Minaplast informou que o custo da matéria-prima para a empresa é 40% maior que a substância convencional. "A demanda para os produtores de descartáveis oferecerem alternativas ecológicas sempre foi muito forte e vem crescendo nos últimos anos", destacou.

Empresa apresenta embalagem do produto
Fotos: Minaplast Divulgação

Com sede no município de Urussanga, no Sul de Santa Catarina, a fabricante tem produção anual de 8 mil toneladas de poliestireno transformado. Além de copos, produz pratos, potes e tampas descartáveis, com distribuição em todos os estados brasileiros. Ainda conforme o diretor, em 2013 o faturamento da empresa foi de R$ 73 milhões e a perspectiva é crescer entre 15% e 20% este ano, com o novo produto no mercado.
"Nunca houve uma alternativa de material realmente benéfica ao meio ambiente, tanto que ainda existem produtos no mercado que dizem ser 'green', mas que acabam sendo ainda mais prejudiciais que os plásticos tradicionais. Quando surgiu o ácido polilático, que realmente oferecia o que o meio ambiente precisa e que logo se tornou padrão no mundo todo, vimos a oportunidade de finalmente criar um copo descartável realmente green", expôs Villa.


G 1 S C

Nenhum comentário: