Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Acre envia ônibus com haitianos para SC sem aviso prévio -- Cerca de 440 refugiados começaram a deixar o Norte em direção a seis Estados nesta quinta-feira. Acordo que permitia ao Acre enviar estrangeiros para São Paulo foi suspenso



Defensoria Pública em Rio Branco (AC) acompanha situação dos imigrantes abrigados na região 

Foto: Wembley Methas / Arquivo pessoal


Gabriel Rosa




A partir deste fim de semana, a comunidade haitiana em Santa Catarina deve ganhar novos integrantes. Cerca de 440 estrangeiros começam a sair do Norte do país nesta quinta-feira, viajando milhares de quilômetros até seis Estados do país, em ônibus fretados pelo governo do Acre. 

Florianópolis, Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Porto Velho (RO) e Campo Grande (MS) estão na lista de destinos – porém, os poderes públicos estaduais e municipais ainda não sabem quantas pessoas ficarão em cada local.

Segundo a Secretaria de Direitos Humanos do Acre, são 10 veículos com capacidade para 44 passageiros cada, somando 440 pessoas. A pasta diz que 95% deles afirmam interesse em se estabelecer em São Paulo, mas após a suspensão do acordo que facilitiva o envio dos imigrantes para lá, a maior parte deve seguir viagem para o Sul do país. 

Desde quarta-feira, um aviso colado na porta do abrigo deRio Branco (AC) dá as coordenadas aos migrantes. O cronograma inicial prevê a partida de um ônibus por dia entre esta quinta e o dia 30 de maio, totalizando 10 viagens para os Estados do Sul.

Em SC, as maiores concentrações de imigrantes haitianos ficam no Oeste e no Sul, e não na Grande Florianópolis, principalmente por conta da produção agrícola e da indústria cerâmica.


Primeiros ônibus chegam ao Sul até segunda-feira



O governo de SC e a prefeitura da capital catarinense ainda não foram oficialmente informados nem sabem quantos imigrantes a cidade deve receber. Um porta-voz do governo do Acre, Leonildo Rosas, garante que isso será feito assim que o Estado coletar dados mais precisos nos abrigos onde os haitianos estão. 



Aviso na porta de abrigo em Rio Branco (AC) cita os destinôs dos ônibus.




Foto: Wembley Methas, arquivo pessoal


Esta semana, havia cerca de 600 imigrantes abrigados em Rio Branco. Aqueles que vão para SC ou RS pegarão dois dias de viagem. Os primeiros devem chegar à região entre domingo e segunda-feira.

Outros 11 ônibus com destino a São Paulo já estavam na estrada quando a suspensão saiu e mantêm o plano de deixar os haitianos na capital paulista.

A polêmica começou após o Diário Oficial do Acre publicar, em 12 de maio, detalhes sobre a contratação de ônibus para levar imigrantes em "caráter de emergência social" para outros Estados. 

O Acre tem sido a maior porta de entrada para refugiados e estrangeiros em busca de trabalho no Brasil – especialmente haitianos, que ainda amargam consequências do terremoto de 2010.
Na última quarta-feira, o secretário de Direitos Humanos do Acre, Nilson Mourão, afirmou à RBS que um dos principais destinos dos haitianos é Florianópolis, a 4 mil quilômetros de Rio Branco. Parte dos viajantes deve descer em Curitiba, e o restante, segue até Porto Alegre.




DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário: