Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Santa Catarina tem três contemplados no Prêmio Jovem Cientista do CNPQ

Santa Catarina tem três representantes entre os nove vencedores do XXVIII Prêmio Jovem Cientista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Bruna Marchesan Maran, aluna do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), em São Miguel do Oeste, ficou em 3º lugar na categoria Ensino Médio, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu o mérito institucional na categoria Ensino Superior e o catarinense Deloan Mattos Perini, estudante da Universidade Federal da Fronteira do Sul (UFFS) em Erechim, Rio Grande do Sul, foi o 1º colocado na categoria Ensino Superior. 

Este ano, o tema do Prêmio é “Segurança Alimentar e Nutricional”. Deloan, de 27 anos, ganhou com uma pesquisa sobre o modelo de agricultura urbana como inovação no processo de abastecimento de alimentos em cidades de pequeno porte. O catarinense, que estuda no Rio Grande do Sul, foi orientado pela pesquisadora Marcela Alvares Maciel no trabalho premiado, um modelo inovador de plantio dentro das próprias cidades. 
— Ocupar os espaços vazios visa melhorar a qualidade de vida na segurança alimentar — contou o jovem estudante. 

Já Bruna, de 18, ganhou na categoria estudante do ensino médio com uma pesquisa sobre as propriedades funcionais tecnológicas do okara desidratado, um resíduo da confecção de leite de soja, e a sua possível aplicação em biscoitos. Ela foi orientada pela professora Tahis Regina Baú no trabalha que, em essência, buscava uma forma de transformar sobras da indústria alimentícia em cookies. 

— Nossa ideia era viabilizar o uso. Dar uma oportunidade de reaproveitar esse resíduo que é descartado — disse Bruna. 


Fonte: OESTEmania

Nenhum comentário: