Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Ovelhas trigêmeas nascem 7 meses após dono morrer: 'Sonho do meu pai' - Internauta de Leoberto Leal, SC, enviou fotos dos filhotes pelo VC no G1. Nascimento múltiplo sem uso de técnicas reprodutivas é considerado raro.


Filhotes são os primeiros cordeiros trigêmeos da propriedade 

(Foto: Luana Schmidt/VC no G1)



Na propriedade da internauta Luana Schmidt, a semana começou com festa por causa do nascimento de três cordeiros. A mãe dos filhotes deu à luz duas fêmeas e um macho. De acordo com Luana, que mora em Leoberto Leal, na Grande Florianópolis, é a primeira vez na propriedade que nascem trigêmeos dessa espécie.

A criação de ovelhas na propriedade começou há 10 anos. Ela lamentou, porém, que o pai, Braulino Schmidt, não tenha vivido para ver a novidade. Segundo Luana, que enviou as imagens pelo VC no G1 SC ele iniciou a criação e sonhava em ver, um dia, o nascimento de cordeiros trigêmeos.

Faz sete meses que Braulino morreu. Desde então, Luana, de 28 anos, cuida da propriedade junto com a mãe e os dois irmãos. Ela afirmou que pretende continuar a criação. A família cuida dos animais por hobby.



Gestação foi normal


(Foto: Luana Schmidt/VC no G1)



Nascimento



Os trigêmeos nasceram no domingo (17). Segundo Luana, não foi usada nenhuma técnica reprodutiva. Os cordeiros são cruza entre as raças merino, da mãe, e dorper. As fêmeas são mais pretas e o macho, malhado. A gestação durou cinco meses e transcorreu normalmente.

Assim como as demais 15 ovelhas da propriedade, nenhum dos trigêmeos têm nome, mas Luana pretende mudar essa tendência e nomear os filhotes.

Apesar do parto ter ocorrido sem problemas, o macho está um pouco doente, porque trancou uma patinha no abrigo logo que nasceu. "Estamos dando anti-inflamatório", disse Luana.





Nota da Redação



Entre ovelhas, é mais comum que a fêmea tenha um ou dois filhotes ao mesmo tempo, explicou o médico-veterinário Jaime Prestes, da Gerência Regional de São Miguel do Oeste da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Trigêmeos são mais incomuns, especialmente se não forem usadas técnicas para melhora de ovulação.

Ele também esclareceu que o fato de os cordeiros serem resultado de uma cruza entre duas raças diferentes de ovelhas não influencia no número de filhotes. A gestação de trigêmeos significa que a fêmea precisará de mais tempo para o parto e que terá mais contrações. Apesar disso, não há maiores dificuldades, geralmente.





Luana cuida da propriedade, juntamente com a mãe e os dois irmãos, desde que o pai morreu 


(Foto: Luana Schmidt/VC no G1)



Para que os cordeiros sejam saudáveis, a alimentação do mãe no último terço da gestação é muito importante. A ovelha precisa estar "nem muito gorda, nem muito magra. De média para um pouco mais", explicou o médico-veterinário. Dessa forma, o animal produzirá leite suficiente para quando os filhotes nascerem.

A gestação de uma ovelha tem, em média, 150 dias, o que equivale a cinco meses. É importante atentar para a alimentação dela nos últimos 50 dias de gravidez.




G1 SC

Nenhum comentário: