Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sábado, 16 de maio de 2015

Cerca de 20 mil alunos são afetados por greve dos professores em SC

Estimativa é do secretário estadual da Educação, Eduardo Deschamps. No total, 28 escolas estão totalmente sem aulas em Santa Catarina. 

Em meio ao impasse nas negociações sobre a greve dos professores estaduais, que fazem uma paralisação desde o dia 24 de março, o secretário estadual de Educação, Eduardo Deschamps, afirmou nesta sexta-feira (15) que a reposição escolar do ano letivo avançará para 2016. 
De acordo com o secretário, 28 das 1.100 escolas estaduais aderiram totalmente à greve. “Os dias parados vão ter que ser repostos. No meio do ano tem 10 dias de recesso escolar. Faltam 20. Vai fazer reposição aos sábados? Nessas escolas vai avançar para janeiro”, afirmou o secretário. 
Já nas escolas onde a adesão à greve foi parcial – caso do Instituto Estadual de Educação (IEE), onde 50% dos professores paralisaram as atividades – será preciso fazer ajustes de horários. Deschamps explicou que, nessas escolas, os dias letivos estão sendo cumpridos, o que precisa ser contemplado é a carga horária de cada disciplinas. 
Plano de carreira motiva greve de professores em SC; entenda 
“Cada escola vai se organizar para fazer a reposição. Algumas escolas mudaram os horários. O professor não grevista deu aula no horário do professor grevista. Então, depois eles trocam”, disse Deschamps. 
A secretaria estima que 20 mil alunos estão sendo afetados pela paralisação. De acordo com números do governo, no pico da greve o índice de adesões não chegou a 12%, e atualmente está 10%. “A gente vai tentar minimizar ao máximo os prejuízos, e aguardar que o sindicato encerre a greve. A gente não vislumbra mais nenhuma possibilidade de ser feita alguma coisa diferente.” 
Segundo o secretário, o movimento vem perdendo adesões. “Temos informações de que muitos professores estão voltando. Com isso, poderemos dar início à contratação de professores substitutos.“ O secretário não informou quantos seriam esses professores nem quando começariam as contratações. 
“O governo até o momento não moveu ações judiciais, mas elas não estão descartadas”, afirmou o secretário. 
Números do sindicato 
Na tarde de quinta (14), uma nova assembleia dos professores decidiu pela manutenção da greve. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Rede Pública de Ensino do Estado de Santa Catarina (Sinte-SC), Luís Carlos Vieira, confirmou que 28 escolas estão totalmente sem aulas e outras 880 tiveram adesão parcial, incluindo nesta última categoria o IEE. 
Pelos número desta semana do Sinte-SC, 20% dos professores do estado estão parados. O presidente efatizou, porém, que na assembleia de quinta não foi feita contagem da adesão e que os números serão atualizados no encontro que a categoria fará na terça (19). 


Fonte: WH3

Nenhum comentário: