Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sábado, 16 de maio de 2015

Governo de SC anuncia contratação de professores temporários para substituir grevistas


O Governo de SC anunciou que irá contratar professores em caráter temporário (ACT) a partir da próxima semana para substituir os grevistas e dar continuidade às aulas da rede estadual.

A decisão foi tomada após a categoria rejeitar a proposta feita pela Secretaria de Educação (SED), em assembleia na tarde de quinta-feira. O magistério catarinense está parado há 53 dias.

A informação foi divulgada pelo secretário de Educação de SC, Eduardo Deschamps nesta sexta-feira. A partir da próxima semana, a SED irá recalcular a adesão ao movimento e estimar o número de ACTs necessários para retomar as aulas.

Durante a entrevista, Deschamps se mostrou bastante insatisfeito com a negativa do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-SC) em encerrar a greve. Ele afirmou que estuda novas medidas judiciais para encerrar a paralisação.

– Apresentamos propostas, mas o sindicato se recusa a negociar. Agora não respondo mais sobre negociação, mas sobre colocar as escolas para funcionar – disse o secretário. 

Segundo a secretaria, são 3 mil professores e 20 mil alunos sem aulas no Estado, ou 9% do total. Para o Sinte-SC, é de 20%.

Segundo o Sinte-SC, a categoria só irá retornar ao trabalho quando houver garantias de que o governo irá cumprir os pontos prometidos durante a negociação. A categoria afirma que não há como ter certeza que serão pagos os 13,01% do piso da carreira, por exemplo.

Professores também discordam da incorporação da regência de classe aos salários, como exige a Secretaria de Educação no novo plano de carreira do magistério.

– Esta é mais uma das ameaças que o sindicato vem sofrendo, é mais uma forma de pressionar a categoria para esvaziar a greve. O Sinte já está estudando o caso e, se a contratação de fato ocorrer, iremos fazer o que estiver ao nosso alcance para defender nossas posições – afirma Luiz Carlos Vieira, coordenador do sindicato.

Os professores mantêm as ocupações no hall de entrada da Assembleia Legislativa de SC (Alesc) e em frente ao prédio da SED, no Centro de Florianópolis.


Jornal de Santa Catarina

Nenhum comentário: