Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sábado, 26 de outubro de 2013

Aprenda idiomas em sites gratuitos: Duolingo, Livemocha, Busuu e mais.

Milena Pereira -- Da redação
Em um mundo cada vez mais conectado, saber mais de um idioma passou a ser um critério importante para conquistar um novo emprego ou uma vaga na universidade. O inglês, em especial, vem sendo constantemente exigido no mercado de trabalho e em concursos. E a tendência é de que outras línguas sejam valorizadas como diferencial em currículos.

Porém, aprender novos idiomas exige investimento de tempo e dinheiro. Longe de substituir a rotina de uma escola de línguas, uma alternativa para reduzir os custos e aproveitar o pouco tempo livre, é estudar línguas em sites gratuitos nos intervalos entres uma atividade e outra.
A consultora e professora de inglês Cecília Nobre lembra que praticidade, comodidade e flexibilidade são pontos que atraem os alunos. Porém, quem pretende aprender sozinho um novo idioma em cursos online precisa ter em mente que disciplina, seriedade e organização são fundamentais. "Eu sugiro fazer uma agenda e separar pelo menos uma hora diária para o estudo da língua estrangeira", diz Cecília.
O professor universitário e linguista Rafael Lanzetti concorda. Para ele, além de se dedicar diariamente aos estudos, é preciso manter uma rotina bastante disciplinada. "O aluno deve estabelecer um horário diário para os estudos do idioma, usar consistentemente as ferramentas e materiais à sua disposição, revisar sempre o que aprendeu e dar atenção às quatro habilidades básicas: falar, ler, escrever e compreender", recomenda.
De acordo com os professores, a tecnologia e a Internet contribuem muito para a educação no que se refere aos recursos multimídia como vídeos, aplicativos e plataformas colaborativas de ensino. Porém, embora estas opções contribuam significativamente no processo de educação online, para obter sucesso neste tipo de curso o aluno deve estar realmente motivado a seguir a disciplina proposta na web. "Boa parte da motivação precisa, portanto, ser intrínseca, aquela que parte do próprio aluno" , afirma Lanzetti.
Se você tem estímulo, energia e muita disciplina, confira as sugestões de sites que oTechTudo listou para aprender línguas online e gratuitamente com recursos multimídia.

Busuu, comunidade online ensina idiomas via Internet (Foto: Reprodução/Busuu)
O Busuu é uma comunidade online voltada para o aprendizado de novos idiomas. Nela, é possível escolher entre dezenas de línguas nos mais diferentes níveis de conhecimento.
O internauta pode aprender com a ajuda de nativos dos países onde se fala o idioma e usufruir de uma média de 150 exercícios de gramática. As atividades online são dinâmicas e abusam de conteúdo audiovisual, como jogos, desafios e recompensas. O aluno pode ter uma conta grátis ou premium (paga) - que oferece uma quantidade maior de material.
Site Duolingo.com permite se cadastrar com e-mail ou login do Facebook (Foto: Reprodução/Duolingo)
O Duolingo é uma opção totalmente gratuita para aprender novas línguas. Disponível nas versões desktop e móvel, o serviço oferece uma proposta inovadora: o aluno aprende sem custos e ainda ajuda quem precisa traduzir sites na Internet.
Funciona da seguinte forma: um texto é enviado por alguém ao site; o Duolingo o coloca à disposição dos alunos; e os alunos fazem a tradução do material de acordo com as atividades propostas - usando recursos de áudio e texto. Quando o processo de tradução feito por vários alunos termina, o dono da versão original da página de Internet paga pelo trabalho. É com essa verba que o site se mantém e continua ajudando os alunos virtuais.

Livemocha funciona como uma rede social e permite ensinar e aprender línguas online (Foto: Reprodução/Livemocha)
O Livemocha é uma rede social para o aprendizado de idiomas que combina método tradicional de fixação de gramática com atividades interativas entre os inscritos.
Com 16 milhões de membros divididos por 195 países, o Livemocha figura entre os mais famosos sites de línguas do mundo. Com ele, o estudante pode escolher entre diversos idiomas, assistir vídeos, conversar com alunos de outros países, dar e receber feedback de exercícios, entre outras tantas opções. A comunidade oferece conta grátis e premium (paga).

Memrise ensina 200 idiomas diferentes na mesma plataforma (Foto: Reprodução/Memrise)
Com o Memrise você pode aprender quase 200 idiomas totalmente grátis. Alguns módulos são criados por universidades de referência, como a Cambridge University (Reino Unido), por exemplo, o que legitima consideravelmente o curso. À medida em que o aluno faz os exercícios, ele soma pontos; quando erra alguma questão, recebe reforço nos estudos.
Itens como precisão na resposta e pedido de ajuda extra são contabilizados na pontuação final. É possível, ainda, participar de fóruns e tirar dúvidas com outros alunos. O site usa, como metáfora, a relação do aprendizado com uma planta; que floresce com o seu sucesso.


Learn English é uma iniciativa do British Concil (Foto: Reprodução/Learn English)
O Learn English é um site da organização educacional e sem fins lucrativos British Concil, voltado exclusivamente para o ensino gratuito da língua inglesa. Nele é possível aprender o idioma através de jogos e histórias, além dos tradicionais exercícios de áudio e gramática.
Como diferencial, o Learn English oferece materiais muito úteis para quem deseja se preparar para os testes de proeficiência do IELTS (International English Language Testing System).

FONTE:

Nenhum comentário: