Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sábado, 26 de outubro de 2013

O que é phishing e malware.

Para o TechTudo
O TechTudo preparou este artigo para ajudar a esclarecer aos internautas o que é phishing e malware. O ambiente virtual está contaminado por pragas que se proliferam na velocidade da luz. Para se proteger delas, é preciso entender o que é cada uma e como agem e funcionam.
Spam (Foto: Reprodução)
Phishing definição
Phishing é um tipo de golpe eletrônico cujo objetivo é o furto de dados pessoais, tais como número de CPF e dados bancários.
O que é Phishing? (Foto: Divulgação)
Ele pode ocorrer de algumas maneiras, vejamos:
Phishing por e-mail
E-mails estranhos com mensagem de depósitos ou de sorteios de prêmios são muito comuns hoje em dia. Geralmente, esses e-mails contam com um link malicioso que leva a uma página sem sentido. Esse tipo de golpe instala programas chamados cavalo de troia nos computadores. Uma vez instalado, esse programa monitora praticamente qualquer atividade do usuário e capta dados importantes.

iPhishing
iPhishing é uma variação do tradicional Phishing. Essa variação é responsável por explorar deficiências de segurança em dispositivos modernos. Sua manifestação mais comum é o envenenamento do DNS. Esse procedimento proíbe o usuário de acessar alguns sites, sendo possível acessar somente os programados.
Ataque por mensageiros instantâneos
A contaminação de mensageiros instantâneos acontece de forma semelhante a dos e-mails: através de um link que, se clicado, instala um programa malicioso capaz de capturar os dados do usuário. O grande perigo são as máquinas de seus contatos que, caso infectadas, enviam links igualmente problemáticos para contaminar toda sua lista.
Sites de relacionamento
Sites de relacionamento são um dos pratos preferidos dos estelionatários virtuais. Isso acontece pelo número de compartilhamentos realizados nesta redes, e pelo nível alto de confiança que os usuários geralmente depositam nestes ambientes. É muito fácil fazer um link ser clicado em uma rede social, e a contaminação por meio dos sites de relacionamentos é bastante comum.

O que é Malware?
Malware (espécie de apelido para o termo malicious software) é um programa que tem por objetivo capturar informações de um computador de forma ilícita ou, ainda, danificar o sistema.
Entre os tipos mais comuns de malwares, estão os vírus, que se propagam infectando outras máquinas com cópias de si próprios; o trojan, geralmente são programas disfarçados que executam atividades maliciosas; o spyware, que coleta informações de forma não autorizada; entre muitos outros tipos.

Como se proteger
A primeira medida a ser tomada é uma avaliação criteriosa do que você irá abrir ou não. E-mails com remetentes desconhecidos, links de amigos nos mensageiros (sempre pergunte se é a pessoa mesmo que está enviando), bem como promoções absurdas são as formas mais comuns de ataque. Na dúvida, devem ser sempre deletados imediatamente. Outra medida, não menos importante, é a instalação de um bom antivírus e antispyware, que eliminarão os programas tendenciosos.
FONTE:

Nenhum comentário: