Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quarta-feira, 28 de maio de 2014

CIÊNCIAS: A mosca da fruta - 8º ANO.



Imagem original: http://www.syngenta.com/

A Mosca da fruta também conhecida como mosca do mediterrâneo, é uma mosca pequena inferior à mosca domestica que ataca a fruta que está próxima da maturação. Este insecto apresenta um abdómen com riscas amarelas e pretas e o tórax cinzento com manchas pretas e hiberna sob a forma de pupa no solo. Pode percorrer até 15 kilometros e dependendo das condições ambientais a sua longevidade pode ir até dois meses.
Geralmente estas moscas iniciam a sua actividade na primavera e vão até ao final do outono. Por ser um praga com inúmeros hospedeiros, torna-se difícil de controlar, sendo os citrinos e os pessegueiros os mais susceptíveis de sofrer os seus ataque.
Os danos provocados por este insecto, caracterizam-se pela postura de ovos no fruto que resultam no desenvolvimento de larvas no seu interior, alimentando-se sa sua polpa e conduzindo os frutos à podridão.
Após a postura, o ovo leva uma média de três dias a eclodir , nasce uma larva que vai desencadear o amadurecimento precoce do fruto e posteriormente a sua queda.
O numero total de ovos por fêmea está na média dos 400 , realizam a postura a uma profundidade de 2 mm, e depositam entre 5 a 10 ovos em cada picadela, efectuando varias posturas em diferentes frutos.
Após a queda do fruto as larvas abandonam o mesmo e dirigem-se para o solo a uma profundidade de 5 a 10 centímetro e aí evoluem para pupas, as quais vão evoluir para novas moscas, iniciando-se assim outra geração.
Devido aos orifícios deixados pelas moscas, poderão ainda surgir outro tipo de contaminações, tais como necrose parcial causados por microorganismos oportunistas.


Controle da mosca da fruta
Retirar diariamente do chão, os frutos contaminados, dá-los a comer ás galinhas, patos ou porcos ou enterrá-los a uma profundidade de mais de 60 centímetros, reduzindo assim a população das moscas da fruta e futuros ataques.
Colocar armadilhas com isco atractivo na árvore pretendida, logo após a floração ( ver aqui )
Mobilizar o solo à volta do tronco da árvore de modo a trazer as pupas à superfície, para serem um alvo fácil para os predadores.
Controlar a população das moscas com o lançamento de machos estéreis, estes vão acasalar com as fêmeas e originar ovos inférteis.
Controlar a praga com o auxilio de insecticidas, é uma forma mais invasiva, na qual terá de ter atenção ao intervalo de segurança, já que os ataques ocorrem próximos à colheita.

http://batatadoceira.blogspot.com.br/2014/05/a-mosca-da-fruta.html

Nenhum comentário: