Cenoura
Cultivo da cenoura em pequenas hortas:A cenoura caracteriza-se por uma semente pequena e com pouca reserva nutricional. Sua germinação dá-se entre os 6 dias e os dezassete dias, dependendo da temperatura, germina entre os 8ºC e os 30ºC.
É muito exigente relativamente à humidade, a seca provoca no interior da raiz,uma estrutura fibrosa e dificulta a penetração da raiz no solo.
Para o desenvolvimento ideal das raízes a temperatura ideal varia entre os 15ºC e os 21ºC. Sendo que em temperaturas inferiores a 15ºC as raízes são mais finas e compridas e em temperaturas superiores a 21ºC as raízes são mais grossas e curtas.
Factores adversos como o vento e sol forte podem ser prejudiciais secando a superfície do solo e criando uma crosta difícil de ser penetrada pela semente em germinação. Também a chuva excessiva pode ser prejudicial causando a compactação do solo.
Preparo do solo :A cenoura desenvolve-se melhor em solos de boa drenagem, ligeiros e férteis. Em solos argilosos e pesados crescem com dificuldade.
É fundamental, incorporar estrume bem curtido, remexer muito bem o solo, eliminar os torrões e pedras. Os canteiros devem ser feitos com enxada, trabalhando-se a terra em profundidade.
Sementeira:
Para as culturas mais precoces, é aconselhado semear-se em estufa.
Efectuar a sementeira da cultura não protegida no inicio da primavera. Para que se realize uma boa germinação, é necessário manter a terra do canteiro húmida.
A cobertura dos canteiro é aconselhada, para controlar o nascimento de ervas daninhas.
Optar por fazer linhas de sementeira, para facilitar a monda das ervas.
Cuidados posteriores:
Os canteiros precisam de ser desbastados, de modo às plantas ficarem com 5cm. entre si. No decurso das sachas, amontoar ligeiramente as plantas, para evitar as extremidades verdes. Efectuar o arranque das cenouras da parte da tarde, para evitar o risco do ataque das moscas da raiz.
Dica para afastar a mosca da cenoura:
Misturar algumas sementes de salsa com a semente da cenoura, ajuda a repelir a mosca pelo seu aroma.
Colheita e conservação da cenoura:
Arrancar as raízes à medida das necessidades. Com uma forquilha levantar as raízes das cenouras, de forma a não as lesionar. Limpar a terra, ou lavá-las, de modo a detectar as lesionadas. Colocar estas de parte e consumi-las em primeiro lugar.Guardar as sãs em caixas de areia ou de turfa, ligeiramente humedecidas.
Poderá também gostar de:
http://batatadoceira.blogspot.com.br/2013/06/cultivo-cenoura.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário