Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

domingo, 12 de outubro de 2014

Hamilton leva primeiro GP da história da Rússia; Massa fica fora dos pontos

Rosberg frita pneus ao tentar passar inglês na largada, mas se recupera e completa dobradinha da Mercedes, que conquista Mundial de Construtores. Brasileiro é 11º
Antes da corrida, os pilotos da Fórmula 1 se uniram na reta principal do novíssimo circuito de Sochi para uma corrente de oração pela recuperação do colega Jules Bianchi, da Marussia, internado em estado grave desde o acidente no Japão, no domingo passado. Mas assim que as luzes vermelhas se apagaram para o primeiro GP da história da Rússia, passou a ser cada um por si.
E quem levou a melhor foi Lewis Hamilton, que chegou a nona vitória na temporada, seu 31º triunfo na carreira, igualando-se a Nigel Mansell como o sexto maior vencedor da categoria. Nico Rosberg completou a dobradinha da Mercedes, que garantiu o título antecipado do Mundial de Construtores para as Flechas de Prata. Companheiro de Felipe Massa na Williams, Valtteri Bottas completou o pódio com mais uma boa atuação. Já o brasileiro, que largou em 18º após ter problemas no motor na classificação de sábado, fez uma corrida de recuperação, mas não conseguiu entrar na zona de pontuação, terminando em 11º.


Lewis Hamilton vence o primeiro GP da história da Rússia 

(Foto: AP)

Com o resultado, Hamilton chegou aos 291 pontos e abriu 17 de vantagem para Rosberg. Ainda há 100 pontos em jogo nas três corridas restantes para o fim da temporada - GP das EUA (02/11), GP do Brasil (09/11) e GP de Abu Dhabi (23/11), que vale pontuação dobrada.
Logo na largada, Rosberg mostrou que estava determinado a desbancar o parceiro de Mercedes. Mas o alemão se precipitou, fritou os pneus ao dar o bote na curva 2, teve que devolver a posição para Hamilton e ainda precisou parar nos boxes logo no fim da primeira volta. Sem o principal rival, o inglês não teve dificuldades para administrar a vitória. Depois de cair para o fim do pelotão, Nico levou os pneus médios até o fim, protagonizando uma bela corrida de recuperação para chegar em segundo. 
Felipe Massa também adotou uma tática semelhante a de Rosberg, parando no fim da primeira volta e tentando fazer apenas uma pit stop, só que com compostos macios. O brasileiro chegou a escalar o grid junto com o alemão, mas ficou preso atrás de Sergio Pérez (Force India) e optou por mais um visita aos boxes. E o mexicano foi uma verdadeira pedra no sapato para o piloto da Williams. Nas voltas finais, o brasileiro voltou a ser bloqueado por Checo e não conseguiu entrar na zona de pontuação.
A McLaren foi um dos grandes destaques do fim de semana. Com uma corrida sólida, Jenson Button terminou em quarto, acompanhado por Kevin Magnussen, que largada em 11º. Já a STR acabou sendo a decepção do dia. Fernando Alonso (Ferrari), Daniel Ricciardo (RBR), Sebastian Vettel (RBR) e Kimi Raikkonen (Ferrari) vieram na sequência. Para tristeza da torcida russa que lotou as arquibancadas de Sochi, o único representante do país no grid não conseguiu manter o ótimo quinto lugar no grid, e foi despencando até cruzar em 14º, atrás do outro carro do time, de Jean-Eric Vergne.
a corrida 

Nico frita pneus e devolve posição a Hamilton

Hamilton largou já preocupado em fechar Rosberg. Mas na segunda curva, o alemão botou do lado do britânico e fritou os pneus para fazer a ultrapassagem. Nico, no entanto, acabou não conseguindo fazer a curva corretamente e passou reto na área de escape, e a equipe orientou a devolver a posição para o companheiro. Bottas manteve a terceira posição, enquanto Alonso passou para quarto. Largando em 18º, Massa ganhou quatro posições e pulou para 14º.
Por causa da forte travada, Rosberg danificou um de seus pneus e começou a reclamar da instabilidade do carro. A Mercedes então mudou a estratégia, o chamou para os boxes no fim da primeira volta e pediu para o piloto tentar ir até o fim da corrida com uma parada apenas (vídeo). Outro que fez um pit stop precoce foi Felipe Massa. Os dois retornaram à pista nas últimas colocações.
Sem Nico em sua cola, Hamilton começou a abrir de Bottas, novo segundo colocado. Button, Alonso e Magnussen completavam os cinco primeiros. Em uma bela arrancada, Vettel partiu do décimo lugar do grid para a sexta colocação, à frente de seu parceiro de RBR, Ricciardo. O australiano, porém, reclamou com o time que o alemão estava o segurando, sugerindo uma ordem de equipe. Sem ser atendido, Daniel foi para os boxes na 12ª passagem. Piloto da casa, Kvyat não conseguiu se manter nas primeiras colocações e caiu para 10º em poucas voltas. Na 13ª volta, Max Chilton recolheu para os boxes com um problema nos freios e encerrou a participação da Marussia no GP da Rússia. 
No meio do grid, Rosberg e Massa, juntos, escalavam o pelotão. Após 15 voltas, o alemão da Mercedes já era o 11º e o brasileiro, o 12º. Na abertura da 20ª volta, Nico passou Pérez e entrou na zona de pontuação. Massa, porém, não conseguiu se livrar rapidamente do mexicano. Enquanto isso, Hamilton liderava com 9s de vantagem sobre Bottas.
Button fez seu pit stop na 24ª volta e retornou em oitavo, imediatamente atrás de Rosberg, o que significa que o alemão estava virtualmente brigando pelo pódio. Hamilton visitou os boxes na 28ª volta e manteve a ponta ao retornar à pista. O último dos ponteiros a parar nos boxes foi Vettel, que caiu para oitavo. Com 30 voltas, a classificação era a seguinte: Hamilton, Bottas, Rosberg, Button, Magnussen, Alonso e Ricciardo.


Massa fez seu segundo pit stop um giro depois e colocou um novo jogo de pneus macios, voltando em 14º. Já Rosberg, com compostos médios, seguiu na pista fazendo melhor tempo em cima de melhor tempo. O alemão da Mercedes colou rapidamente no piloto da Williams. E na 32ª volta, surpreendeu o finlandês com uma bela manobra na curva 2, assumindo a segunda colocação.


A corrida prosseguiu com poucas mudanças nas primeiras posições. Nas voltas finais, Massa tinha pela frente, mais uma vez, Pérez na tentativa de entrar na zona de pontuação. Lá na frente, com tranquilidade, o britânico cruzou a linha de chegada para a vitória, com 13s de vantagem sobre Rosberg. Bottas, Button e Magnussen completaram os cinco primeiros. Alonso, Ricciardo, Vettel, Raikkonen e Pérez fecharam o top 10.

G1 / TERRA

Nenhum comentário: