Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sábado, 23 de maio de 2015

Casan pede aumento de tarifa de água e esgoto em Santa Catarina -- Companhia quer acréscimo de 13,24% por aumento no custo de energia. Agesan deve dar resposta em junho; novo valor valeria a partir de agosto.

A Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico de Santa Catariana (Agesan) analisa o pedido de ajuste no valor da tarifa de água e esgoto solicitado pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) para todo o estado.

Conforme a Agesan, a Casan pediu um acréscimo de 13,24%. A solicitação foi protocolada na segunda-feira (18) e tem prazo de 30 dias para análise. A nova tarifa deve ser aplicada sobre a conta a partir de agosto.

Em 2014, a Casan requeriu 11% de reajuste. A agência só concedeu 7%, equivalente a recomposição inflacionária. 

Segundo o diretor de regulação fiscalização Agesan, Silvio César dos Santos Rosa, para aprovação são analisadas justificativas como Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), folha de pagamento de trabalhadores e custos com outros materiais que influenciam na produção, como energia elétrica e combustível.

Por lei, a empresa pode solicitar o reajuste anualmente e precisa da autorização da Agesan para a aplicação. As mudanças só podem ocorrer sempre a partir de julho, data base da tarifa.


Justificativa do aumento

A Casan alega que o índice solicitado para este ano representa o reajuste do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e o impacto do aumento de energia dos últimos 12 meses.

A companhia alega que neste ajuste de 13,24% não estão incluídos fatores como a alta de combustíveis, o aumento do custo de produtos químicos aplicados na produção e nem um novo reajuste de luz previsto para este ano. 

A Casan prevê que gastará R$ 94 milhões com energia elétrica neste ano de 2015. Já em 2014, a empresa gastou R$ 53 milhões.




G1 SC

Nenhum comentário: