Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sábado, 23 de maio de 2015

Vacinação contra gripe é prorrogada até o dia 5 de junho em SC

Até esta quinta (21) 60,26% do público alvo havia sido imunizado no estado.
Campanha nacional está prevista para terminar nesta sexta (22).


Campanha de vacinação contra gripe foi prorrogada em SC 

(Foto: Reprodução / RBS TV)



A Divisão de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive) informou na tarde desta quinta-feira (21) que a campanha de vacinação contra gripe será prorrogada no estado por mais duas semanas, até o dia 5 de junho.

A Secretaria de Estado da Saúde e representantes de municípios catarinenses decidiram pela prorrogação independetemente de orientação do Ministério da Saúde. A campanha nacional está prevista para terminar nesta sexta (22). Apenas 94 dos 295 municípios catarinenses atingiram a cobertura mínima de 80% de imunizações.

Até esta quinta (21) haviam sido aplicadas 760.254 doses no estado, o que representa 60,26% do público-alvo da campanha em Santa Catarina. Crianças de até 5 anos, idosos e gestantes fazem parte do grupo prioritário.





Greve na Capital



A capital tem um dos índices mais baixos de imunizações do estado. Em Florianópolis, a campanha tem sido afetada pela greve dos servidores municipais iniciada na última quinta-feira (14). Dos 49 centros de saúde da capital, só metade está atendendo.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde informou nesta segunda-feira (18) ao G1, 42% dos postos estão oferecendo as vacinas. Até a última segunda, 45.674 pessoas haviam sido vacinadas na Capital – a meta é alcançar 120 mil doses aplicadas.

“A gente precisa que as pessoas procurem os postos de saúde. A campanha oficialmente acaba na sexta-feira. Depois disso, as vacinas são recolhidas pelo Ministério da Saúde”, diz Ana Cristina Vidor, gerente de imunização da Secretaria Municipal da Saúde.

Na região serrana, apenas 41% do público-alvo buscou a imunização.

A campanha, que começou na segunda-feira (4), tem a meta de vacinar 80% dos 1.590.852 catarinenses que compõem a população-alvo da vacinação.





Público-alvo

Devem se vacinar crianças que tenham de 6 meses a menos de 5 anos, gestantes, mulheres em até 45 dias após o parto, pessoas com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, indígenas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.





Vacina

A vacina protege contra três tipos de vírus influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. Neste ano, até o dia 28 de abril, foram confirmados três casos de Influenza no estado, sendo dois pelo vírus A (H3N2) (Araranguá e Jaraguá do Sul) e um pelo vírus B (Florianópolis).





Prevenção contra a gripe

De acordo com a Dive, as pessoas podem tomar as seguintes medidas para evitar a doença:
- Lavar e higienizar as mãos com frequência, principalmente antes de consumir qualquer alimento;
- Ao tossir ou espirrar, proteja o rosto com um lenço ou o antebraço;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- Manter os ambientes bem ventilados;
- Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sintomas de gripe.




G1 SC

Nenhum comentário: