Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sábado, 10 de outubro de 2015

Nova frente fria deve provocar mais chuvas a partir de terça-feira


O tempo melhora gradativamente, mas por pouco tempo. 

Após dois dias de chuva intensa no Estado, que causou estragos em ao menos 21 municípios catarinenses, o volume de precipitações começa a diminuir durante este fim de semana e o tempo deve dar uma trégua na segunda-feira, ao término do feriadão. 
Mas a meteorologia alerta que, apesar do abrandamento das chuvaradas, a nebulosidade e pancadas isoladas continuam a predominar em praticamente todas as regiões. E depois de uma terça-feira de sol entre nuvens, está prevista a chegada de mais uma frente fria (e novos temporais) em SC. 

DC explica: como se preparar para as enxurradas 

Diante deste cenário instável, a secretaria de Defesa Civil manteve os alertas para risco de alagamentos nas áreas litorâneas vulneráveis à maré alta durante este sábado e domingo. O secretário da pasta, Milton Hobus, afirmou que ainda há possibilidade de deslizamentos no Planalto Sul, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Oeste. O volume de chuva também pode causar novas inundações em Lages, na Serra, devido transbordamento de rios. 

Segundo informações da Epagri/Ciram, neste sábado a nebulosidade persiste em toda a SC, mas o volume de chuvas começa a diminuir no Oeste e no Meio-Oeste e aumentar na região litorânea, podendo chegar a 80 mm em algumas localidades do Litoral Sul. No domingo, a previsão é de pancadas isoladas do Planalto ao Litoral. A chuva continua pela manhã de segunda-feira, mas o sol deve voltar a aparecer durante a tarde e predominar na terça-feira. 

As chuvas darão um descanso curto para os catarinenses. Isso porque para quarta-feira é aguardada a chegada de mais um frente fria no Estado, que pode prolongar as chuvas pelo próximo fim de semana. A meteorologista Marilene de Lima, da Epagri/Ciram, explica que será um sistema diferente deste atual, que se formou na região sul do país e abrangeu também o Rio Grande do Sul e Paraná. 

– A frente fria que chega a SC na quarta-feira é diferente e vem do oceano, avançando pelo litoral gaúcho. Causará novas precipitações principalmente nas regiões Oeste e Litoral Sul de Santa Catarina – afirma. 
Estragos 

As chuvaradas causaram até agora estragos em 20 municípios catarinenses. Em todo o Estado ao menos 1,6 mil pessoas foram afetadas e 340 residências foram danificadas ou destruídas por algum tipo de ocorrência, apontou o último relatório da Defesa Civil, divulgada na noite de ontem. 

A situação mais grave é a de Lebon Régis, no Meio-Oeste, onde um jovem de 23 anos morreu atingido por um raio. Cerca de mil pessoas foram afetadas no município e 200 casas ficaram danificas pelo granizo. Prédios públicos e plantações de cebola e alho também foram castigadas. 

As demais cidades afetadas foram Jaraguá do Sul, Abelardo Luz, São Miguel do Oeste, São Carlos, Itapiranga, Xanxerê, Lages, Campo Belo do Sul, Timbó, João do Oeste, Anchieta, Campo Erê, São Bento do Sul, Bom Jesus do Oeste, Mafra, Luis Alves, Porto União, Joinville e Vargeão. 

Previsão para os próximos dias 

Sábado 
As chuvas começam a diminuir no Oeste e no Meio-Oeste, restando apenas pancadas isoladas durante a tarde e a noite nestas regiões, mas avançam sobre o Litoral Sul, onde o volume de precipitações pode alcançar entre 60 e 80 mm. As temperaturas ficam amenas em todo o Estado, com máxima na casa dos 23º e mínima em 14º. Ventos moderados e rajadas mais fortes no Litoral com risco de granizo no Planalto Norte 

Domingo 
A formação de um ciclone extratropical entre o litoral de SC e RS causa temporais isolados na faixa que vai do Planalto ao Litoral catarinense. O maior volume de chuvas deve se concentrar no Sul do Estado. Há chance do sol aparecer entre nuvens no Oeste e no Meio-Oeste pelo período da tarde. 

Segunda-feira 
As chuvas persistem durante a madrugada e a manhã do Planalto ao Litoral, mas no decorrer do dia o sol deve aparecer em todo o Estado, com temperaturas em elevação. 

Terça-feira 
Com a proximidade de uma massa de ar seco e frio, a previsão é de sol entre nuvens com início de queda nas temperaturas. 

Quarta e quinta-feira 
A tendência é que uma nova frente fria que avança pelo oceano e passa pelo litoral gaúcho cause o retorno das chuvas em SC na quarta e quinta-feira, podendo se prolongar pelo fim de semana. 


Fonte: Radio Belos Montes

Nenhum comentário: