Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

domingo, 21 de agosto de 2016

Como recuperar os arquivos que você apagou sem querer do computador

Como recuperar os arquivos que você apagou sem querer do computador

Você selecionou o arquivo, clicou com o botão direito do mouse e lançou a ordem: deletar. Mas não era esse o arquivo que queria apagar.

Logo entra em desespero, pensando ter perdido para sempre aquela lista enorme de contatos, a tese que apresentará em uma semana ou as fotos dos primeiros passos do seu filho.

Não se deixe levar pelo pânico. Isso tem solução. Há duas opções para recuperar esses arquivos como se nada tivesse acontecido. Mas é preciso escolher uma delas o quanto antes, e também que seu disco rígido esteja em bom estado.

1. Buscar na Lixeira
Se você teve reflexo para não apertar novamente o botão direito do mouse e escolher a opção "esvaziar lixeira", o arquivo deve estar lá. A Lixeira é uma espécie de pasta que armazena conteúdos, embora com algumas características especiais.

A principal é que ela possui uma capacidade (em megabytes) definida pelo Windows ou iOS que corresponde a uma porcentagem do tamanho do disco rígido. Quando fica cheia, a Lixeira começa a eliminar arquivos de forma automática, começando pelos mais antigos.

Deste modo, se você teve sorte e ainda tinha espaço na Lixeira, provavelmente encontrará seu precioso arquivo lá. Para recuperá-lo, apenas clique sobre o arquivo e selecione a opção "restaurar".

Também é possível resgatar todos os arquivos desta pasta, na opção "restaurar todos os elementos". Os arquivos voltarão às pastas que estavam quando apagados.

2. Baixar um recuperador
Esse é o caminho a adotar caso os arquivos não estejam mais na Lixeira. A boa notícia é que os computadores nunca eliminam de fato o que foi apagado. Isso significa que, caso tenha esvaziado a Lixeira por engano, os dados - os "uns" e "zeros" que compõem os documentos perdidos - continuam gravados em disco.

Portanto, tudo o que você precisa para resolver o desastre é um software de recuperação de dados. Existem várias opções no mercado, muitas delas gratuitas. Aqui apresentamos as mais populares:

Recuva
É o software gratuito mais conhecido para esse tipo de trabalho. Quem o desenvolveu foi a Piriform, o time responsável pelo CCleaner, um aplicativo que elimina arquivos desnecessários do Windows e melhora a performance do computador.

Recuva é compatível com os sistemas Microsoft e Apple, e pode ser baixado na página do programa na internet.

O programa permite escolher o tipo de arquivo a ser recuperado: documentos, música, vídeos e imagens. E também a unidade de armazenamento para ser escaneada.

Trata-se de uma opção mais eficiente para arquivos recém-eliminados. Para dados apagados há mais de seis meses, o mais provável é que não possa recuperá-los.

Data Recovery
Como o Recuva, esse software é compatível com Microsoft e Apple e tem uma interface intuitiva que ajuda a executar as tarefas passo a passo.

Para utilizar esse programa do desenvolvedor EaseUS, você primeiro deverá definir o tipo de arquivo que quer restaurar (documentos, música, vídeos, elementos gráficos, e-mails), mas também há opção de selecionar todos os arquivos.

Depois é preciso indicar onde os arquivos foram perdidos - Lixeira, Área de Trabalho, Meus Documentos, pastas ou algum dispositivo externo -, já que o programa fará buscas em todos os aparelhos conectados ao computador. Caso não se lembre onde o arquivo foi apagado, existe a opção "não me lembro".

Se você escolheu a opção "Todos os arquivos" no passo anterior, após a busca o programa exibirá uma prévia dos elementos localizados. Caso o arquivo buscado não apareça, é possível pedir uma busca mais profunda ao programa.

DiskDigger
Esse aplicativo gratuito da Defiant Technologies serve para desenterrar aquele arquivo que você apagou ou perdeu na bagunça de seu computador. O software não é compatível com iOS, mas roda em Windows 8, Windows 7, Windows Vista, Windows XP e Linux.

Além das unidades de disco rígido, o DiskDigger também é eficaz na recuperação de documentos ou arquivos em unidades USB, cartões de memória (SD, CompactFlash ou Memory Stick) ou smartphones com sistema Android.

Todo o programa é um único arquivo executável e pode ser rodado sem necessidade de instalação. Assim, não ocupa espaço nem deixa rastros ao ser usado.

Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário: