Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

terça-feira, 26 de abril de 2011

O BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL

TAMAR FRANCO E O PLANO REAL

    Itamamar Franco assumiu efetivamente a presidência com a tarefa central de combater a inflamação. As medidas para estabilizar a economia foram conduzidas pelo sociólogo e senador por São Paulo, Fernando Henrique Cardoso, que assumiu o Mistério da fazenda.
    Em julho de 1994, o governo lançou o Plano. O novo plano criou uma nova moeda, o real, indexada ao dólar, e fixou medidas para reduzir as despesas públicas, consideradas o motor de inflação.
    O sucesso do plano no combate à inflação decidiu o resultado das eleições presidenciais, realizadas em outubro de 1994. O candidato do governo, Fernando Henrique Cardoso, chefe da pasta que implementou o Pliano Real, colheu os frutos da estabilidade ecoômica. Nas eleições, Fernando Henrique, pelo PSDB, obteve 54% dos votos válidos e foi eleito no primeiro turno, derrotando o segundo colocado, Luis Inácio Lula de Silva, do PT.

O PRIMEIRO MANDATO DE FHC:

    O novo governo assumiu amparado em uma aliança entre o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), o partido do presidente, e o Partido da Frente Liberal (PFL), um agrupamento conservador com gravde força política nos estados do Nordeste.
    Fernando Henrique Cardoso deu continuidade à política de estabilização econômica iniciada com o Plano Real, baseada principalmente na redução do déficit público.
    *  Acelerou o programa de privatização das  estatais, sobretudo no setor de telecomunicações, energia e siderurgia.
    *  Iniciou a reforma da Constituição, visando principalmente reduzia a participação do Estado na economia e enxugar a máquina administrativa.
    A inflamação foi incontrolada; no entanto, o desemprego cresceu, principalmente nas indústrias. A estabilidade econômica possibilitou uma redução na concentração de renda, especialmente a partir de 1997. Apesar disso, a desigualdade social no Brasil se manteve entre as dez mais elevadas do mundo.

 O FIM DO GOVERNO FHC:

    Em outubro de 1998, Fernando Henrique foi reeleito no primeiro turno para um novo mandato. A nova fase começou num momento difícil. A decretação da moratória na Rússia levou os investidores a retirar dólares aplicados no nosso país, temendo que o Brasil seguisse o mesmo caminho. O governo foi levado a desvalorizar o real, prejudicando empresas que tinham dívidas em dólar, além de elevar a dívida pública com bancos nacionais e internacionais.
    No campo social, algumas conquistas positivas marcaram esse período, como a expressiva ampliação das matrículas no ensino fundamental e a redução da mortalidade infantil no país.

   FONTE
MUNDO ESTRANHO
FOTOS ILUSTRATIVAS
 

Nenhum comentário: