Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

terça-feira, 26 de abril de 2011

O PODERIO DOS ESTADOS UNIDOS.

Trabalho realizado por:
Daniela Kostim e Rafaela Capelari Silva
Série: 8ª 02 Turno: Matutino



A FORÇA NORTE-AMERICANA:

As duas guerras contra o Iraque, conduzidas pelos Estados Unidos, demonstram sua força na nova ordem mundial.

Com o fim da União Soviética, os Estados Unidos se converteram na única super potência do planeta. O domínio norte-americano baseia-se em sua força econômica, militar, cultural e centífico-tecnológica.


  • Poderio econômico: O dólar é a moeda-padrão nas transações comerciais. As empresas transnacionais norte-americanas lideram boa parte do comércio mundial. O Produto Internacional Bruto (PIB) do país, de 13,8 trilhões de dólares (2007), é maior que o da França, o do Japão e o da Alemanha somados.
  • Poderio militar: Os Estados Unidos são donos de um exército poderoso e do maior artesanal nuclear e espacial do mundo. O orçamento militar norte-americano para o ano de 2007, de 600 bilhões de dólares, é um exemplo da força bélica desse país.
  • Poderio cultural e científico-tecnológico: O inglês é a lingua internacional, e os filmes de Hollywood fazem sucesso em quase todo o mundo. Outra fonte de poder dos Estados Unidos são a engenharia e a ciência. Apesar da crise econômica, suas universidades seguem liderando grandes inovações tecnológicas. 
A força norte-americana ficou evidente em 2008. A quebra de instituições bancárias importantes nos Estados Unidos provocou quedas generalizadas nas bolsas de todo o mundo e uma crise econômica global.


AS GUERRAS CONTRA O IRAQUE:

O primeiro conflito entre Estados Unidos e Iraque aconteceu em 1991, durante o governo de George Bush, o pai. As tropas iraquianas, lideradas pelo ditador Saddam Hussein, invadiram o vizinho Kuwait. Uma coligação de trinta países, liderada pelos Estados Unidos e apoida pela ONU, atacou o Iraque e forçou Saddam Hussein a retirar as tropas do Kuwait.


O segundo conflito começou em 2003. O governo de George W. Bush acusava o Iraque de participar dos atentados contra o World Trade Center, em 2001, e de possuir armas químicas de destruição em massa. Representantes da ONU inspecionaram os depósitos de armas iraquianos e nada encontraram, condenando o ataque. Mesmo assim, os Estados Unidos e a Grã-Bretanha atacaram o país e depuseram Saddan Hussein.


Em 2009, as tropas norte-americanas ainda ocupavam o Iraque. O novo governo, constiduído por uma coalizão xiita, encontrava forte oposição dos sunitas (grupo ao qual pertencia Saddan Hussein). As várias manifestações populares, nos Estados Unidos e em todo mundo, que pediam a saida das tropas norte-americanas, e os frequentes ataques terroristas contra soldados nortes-americanos e seus aliados no governo do Iraque foram fatores decisivos no desgaste do governo de George W. Bush e na eleição do democrata Barack Obama.




FONTE
MUNDO ESTRANHO
FOTOS ILUSTRATIVAS

Nenhum comentário: