Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

terça-feira, 26 de abril de 2011

O FUTEBOL NO BRASIL DA REPRESSÃO

                               MUITO ALÉM DO GRAMADO
 


No gramado, tudo era festa, e uma festa merecida.Mas o Brasil que assistiu ao tricampeonato mundial na copa de 1970 tinha outro lado, nada feliz.

 A ditadura militar implanta em 1964 fazia marcação cerrada perseguia seus opositores.Diante da repressão,  algumas pessoas preferiram não entrar no jogo da política. Outras tentaram driblar a censura e mostra nos jornais, no cinema,no teatro ou música o que estava acontecendo: prisões,torturas,falta de liberdade de expressão.
 Vários grupos de esquerda se organizarão e realizarão com a ditadura.Sugiram movimentos de guerrilha nas cidades e no campo.A oposição ao regime militar estava, porém, muito dividida, o que facilitou a repressão. E a repressão era muito forte.
 Qual era, então o verdadeiro Brasil ? O que comerava o tri ou o que se  escondia da repressão? Os dois, clara. Porque nenhuma história tem um lado só.


                                  FUTEBOL E POLÍTICA


No Brasil, o futebol é um esporte capaz de mobilizar e comover as massas populares. Por isso, muitas vezes, a ditadura fez uso do futebol para enaltecer o regime.Assim, o futebol e a política estavam associados: o governo militar mostrava que o sucesso da seleção era um reflexo de um Brasil  vitorioso, que rumava e em direção ao progresso.
O triunfo do futebol passou a ser utilizado para promover os feitos da ditadura, aumentar o ufanismo e fazer a população  esquecer uo não perceber o clima de medo e censura que dominava o país. Música que exaltavam o orgulho de ser brasileiro de frases como"Brasil: ame-o ou deixe-o'' era associadas à seleção canarinho. 
Em 1970,enquanto muita gente era perseguida,presa e torturada pelo governo Médici, o regime tentava trasferir para si o prestígio do futebol e as glórias da vitória brasileira no México.

FONTE
MUNDO ESTRANHO
FOTOS ILUSTRATIVAS  

Nenhum comentário: